Tecnologia

Apple planeja lançar relógio robusto para esportes radicais

A gigante da tecnologia discutiu internamente a introdução de uma variação desse tipo no final de 2021 ou em 2022

Apple: a gigante tinha 40% do mercado de smartwatches no último trimestre de 2020 (Apple/Bloomberg)

Apple: a gigante tinha 40% do mercado de smartwatches no último trimestre de 2020 (Apple/Bloomberg)

LP

Laura Pancini

Publicado em 27 de março de 2021 às 08h00.

A Apple está avaliando o lançamento de um Apple Watch com um invólucro robusto voltado para atletas, trilheiros e outras pessoas que usam o dispositivo em ambientes mais extremos, segundo pessoas a par do assunto.

A gigante da tecnologia com sede em Cupertino, Califórnia, discutiu internamente a introdução de uma variação desse tipo para o relógio no final de 2021 ou em 2022, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas discutindo assuntos privados.

Esta é pelo menos a segunda vez que a Apple cogita um smartwatch robusto. Depois do lançamento da primeira versão do Apple Watch em 2015, a empresa avaliou um novo modelo para atrair os atletas de esportes radicais. A versão atual ainda é popular entre corredores, trilheiros e nadadores, e a Apple adicionou vários esportes e recursos de rastreamento de atividades em seu ciclo de atualização anual. Contudo, a Casio e outras fabricantes viram fortes vendas de produtos mais robustos com proteção extra.

Se a Apple for à frente desta vez, a versão robusta seria um modelo adicional semelhante a como a empresa oferece uma opção de baixo custo chamada Apple Watch SE e edições especiais com a marca Nike e Hermès. Por vezes apelidado de “Explorer Edition” dentro da Apple, o produto teria a mesma funcionalidade de um Apple Watch padrão, mas com resistência extra a impacto e proteção na linha dos relógios G-Shock da Casio.

Os modelos mais recentes do Apple Watch já são resistentes à água até 50 metros. Mas a Apple poderia tornar um novo dispositivo mais “robusto”, dando a ele um exterior emborrachado que seria útil para ambientes onde os atuais componentes de alumínio, titânio e aço inoxidável podem estar sujeitos a danos.

O desenvolvimento da nova variação do Apple Watch pode ser cancelado ou adiado, disseram as pessoas a par do assunto. Uma porta-voz da Apple não quis comentar.

A Apple normalmente lança novos modelos em setembro. No ano passado, lançou o Apple Watch SE de baixo custo e adicionou um processador mais rápido e um sensor de oxigênio no sangue com o Apple Watch Series 6.

O Apple Watch se tornou um dos produtos mais importantes da Apple, embora a empresa não divulgue quanta receita traz. O dispositivo faz parte do segmento da empresa que gerou vendas de mais de US$ 30 bilhões no último ano fiscal. Isso o tornou a categoria de produtos de maior sucesso da Apple, além do iPhone. A Apple tinha 40% do mercado de smartwatches no último trimestre de 2020, de acordo com a Counterpoint research.

Acompanhe tudo sobre:AppleApple Watch

Mais de Tecnologia

AI Forum Brasil 2025: evento da IBM discute como a IA está redefinindo o mercado

Entidades ligadas ao jornalismo defendem ampliação de investigação sobre sistema de buscas do Google

Apple vai pagar mais por iPhones usados na China em tentativa de aumentar vendas

Bluesky libera verificação com selo azul para usuários “notáveis”