EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h29.
O iPod, aparelho para tocar música digital, levou aos cofres da Apple Computer 295 milhões de dólares de lucro em seu primeiro trimestre fiscal. O ganho é quatro vezes superior aos 63 milhões apurados 12 meses antes. O Financial Times desta quinta-feira (13/1) informa que as vendas de Natal do player atingiram 4,6 milhões de unidades, 525% mais do que o Natal de 2003.
A Apple também vendeu mais de 1 milhão de computadores Macintosh nos três meses encerrados em 25 de dezembro, 26% mais do que em mesmo período do ano passado. Para o jornal britânico, isso indica que o iPod estaria estimulando a compra de computadores da marca. A Apple detém apenas 3% do mercado de computadores dos Estados Unidos, mas agora pretende conquistar as massas com seu Mac mini, lançado nesta quarta-feira (12/1) justamente para atrair os consumidores que se afastaram da marca por causa dos habituais preços altos de seus produtos. O mini é vendido sem monitor, teclado ou mouse.
O faturamento da Apple cresceu de 2,01 bilhões de dólares para 3,49 bilhões, com margem de lucro bruto de 28,5%, ante 26,7% há um ano. A previsão para o segundo trimestre fiscal, que se encerra em março, é de vendas de 2,9 bilhões de dólares e margem bruta menor, graças em parte à introdução de novos produtos com preços mais baixos.