Tecnologia

Apple já fez reembolso e até recall em outras ocasiões

Em abril deste ano, empresa de Steve Jobs iniciou programa de troca de fones de ouvido de iPod

Proprietários de iPhone 4 terão direito a uma capinha para o celular gratuitamente (.)

Proprietários de iPhone 4 terão direito a uma capinha para o celular gratuitamente (.)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2010 às 10h29.

São Paulo - O anúncio de que a Apple dará capinhas para todos os usuários de iPhone 4 e reembolsará aqueles que já compraram a peça não chega a ser novidade. Embora a coletiva de imprensa programada às pressas tenha surpreendido jornalistas e analistas de mercado norte-americanos, não é a primeira vez que a empresa admite um erro de funcionamento em seus produtos e se vê obrigada a reparar os danos.

Em abril deste ano, de forma discreta, a Apple reconheceu um defeito e anunciou o recall de uma peça bastante específica: fones de ouvido intra-auriculares, com controle remoto, fabricados entre fevereiro de 2009 e fevereiro de 2010, e fornecidos com o iPod Shuffle 3ª geração. Alguns proprietários do produto em questão alegaram à empresa problemas como o não funcionamento dos controles, oscilação repentina no nível do volume e reprodução repentina de comentários de voz. A Apple garantiu a troca dos fones de ouvido gratuitamente em um programa que ainda está em vigor, já que aceita solicitações até dois anos após a compra do produto.

Pouco tempo antes, em fevereiro deste ano, um problema com iMacs vendidos na Europa levou à Apple a reembolsar consumidores. O defeito estava na tela de vários equipamentos de 27 polegadas, que piscavam ou apresentavam coloração amarelada. Após várias reclamações de compradores, a empresa decidiu devolver 15% do valor do produto ou aceitar o produto de volta, devolvendo integralmente o preço pago. No Reino Unido, conforme o site MacWorld, o iMac de 27 polegadas mais barato custava 1.378 libras esterlinas na época, algo em torno de R$ 4,1 mil.

Notebooks e iPods também já tiveram defeitos que foram reconhecidos pela empresa de Steve Jobs. Entre 2007 e 2008, MacBook Pros com a placa de vídeo GeForce 8600M GT apresentavam imagens embaralhadas ou distorcidas e chegavam a desativar a tela. O problema estaria na placa de vídeo fabricada pela Nvidia, segundo o site Gizmodo, mas a Apple, que incluiu a peça em seus equiapamentos, acabou se responsabilizando por consertar gratuitamente qualquer problema com as placas de vídeo da Nvidia ou reembolsar os consumidores que já tivessem pago por um conserto.

Outro caso que ganhou repercussão ocorreu em 2004. A Apple anunciou que daria um crédito de 45 dólares para todos os consumidores do Canadá que compraram iPods antes do dia 24 de junho daquele ano, segundo o PC World. A medida foi tomada em um acordo da empresa com clientes que abriram processos reclamando que a duração da bateria dos equipamentos, que deveria ser de oito horas, caía para apenas três horas em um ano de utilização. Segundo o PC World, o acordo pode ter beneficiado 80 mil canandenses que compraram iPods da primeira, segunda ou terceira geração. O crédito podia ser convertido em compras na loja virtual da Apple Store.

Leia outras notícias sobre a Apple

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPhoneiPodRecallSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo