Tecnologia

Apple estuda adicionar câmeras em AirPods e desenvolver óculos e anel smart

Foco do anel inteligente seria dar uma opção de baixo custo que reunisse dados de saúde essenciais sem a necessidade de usar um relógio completo como o Apple Watch

AirPods: câmeras poderiam ser integradas ao aparelho, e imagens seriam processadas com IA (Divulgação/Apple)

AirPods: câmeras poderiam ser integradas ao aparelho, e imagens seriam processadas com IA (Divulgação/Apple)

Publicado em 26 de fevereiro de 2024 às 06h43.

A Apple está considerando desenvolver acessórios smart, como óculos e anéis inteligentes, e colocar câmeras nos AirPods. Enquanto o anel e os óculos ainda são ideias, já há um teste para a novidade nos fones de ouvido. As informações estão em um relatório da empresa obtido pela Bloomberg. 

A companhia já, inclusive, registrou patentes relacionadas a óculos e anéis inteligentes, segundo o documento. O foco do anel inteligente seria dar uma opção de baixo custo que reunisse dados de saúde essenciais sem a necessidade de usar um relógio completo como o Apple Watch.

Designs de anéis patenteados anteriormente pela Apple mostram ilustrações de um anel com uma tela sensível ao toque montada, processador de computador, transceptor sem fio e fonte de alimentação recarregável, semelhante a um Apple Watch menor, conforme reportado pela Business Insider.

Agora, a ideia de óculos inteligentes da Apple está em uma "fase exploratória" conhecida como "investigação de tecnologia" pelos engenheiros de hardware da empresa, de acordo com a reportagem da Bloomberg publicada no último domingo, 25. 

Já a inovação nos AirPods está sendo testada. A colocação de câmeras de baixa resolução em fones de ouvido está sendo avaliada em um projeto chamado B798, de acordo com a Bloomberg. As imagens das câmeras poderiam ser processadas por IA, para ajudar as pessoas a acompanhar suas atividades diárias e otimizar suas rotinas diárias, de acordo com o relatório.

A divisão que inclui os vestíveis da Apple, como Apple Watch e os AirPods, representa 10% da receita da empresa – mais que o dobro dos que a participação de menos de 5% há uma década.

Concorrência

Mark Zuckerberg, o fundador da Meta, controladora de Facebook, Whatsapp e Instagram,  recentemente disse que os óculos inteligentes Ray-Ban da Meta estão vendendo melhor do que o esperado, graças em parte a seus recursos de IA. Os óculos da Meta podem gravar e transmitir vídeo, interagir com o agente de IA da empresa e reproduzir música.

Já no front dos anéis, um anel inteligente da Apple também seria concorrente para o Oura, e para o novo anel inteligente Galaxy que a Samsung planeja lançar ainda este ano, projetado para acompanhar métricas de saúde. A empresa divulgou o anel em uma apresentação de vídeo chamativa no mês passado, mas ainda há poucos detalhes sobre o produto.

Acompanhe tudo sobre:AppleComputação vestível

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro