Tecnologia

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

O país proibiu as vendas do novo dispositivo em outubro do ano passado, alegando que a empresa não cumpriu requisitos locais para a fabricação de smartphones

Carolina Ingizza
Carolina Ingizza

Redatora na Exame

Publicado em 22 de janeiro de 2025 às 11h36.

Última atualização em 22 de janeiro de 2025 às 13h31.

A Apple (AAPL) está perto de fechar um acordo de investimento com a Indonésia que liberaria a venda do novo iPhone 16 no país.

A comercialização do dispositivo está proibida no país do Sudeste Asiático, que possui mais de 280 milhões de habitantes, desde outubro do ano passado.

O governo indonésio alega que a empresa americana não cumpriu os requisitos do país para a fabricação de smartphones e tablets. Desde então, a Apple está em negociações sobre um pacote de investimentos que poderia suspender a proibição.

Em entrevista à Bloomberg na última terça-feira, 21, o ministro de Investimentos da Indonésia, Rosan Roeslani, disse que espera que o problema seja resolvido nas próximas uma ou duas semanas. "Acredito fortemente que isso será resolvido muito, muito em breve.”

A última oferta feita pela Apple foi rejeitada pelo ministro da Indústria, Agus Gumiwang, em janeiro. A proposta da empresa era de que um de seus fornecedores montasse uma fábrica de AirTags no país, o que totalizaria um investimento de US$ 1 bilhão.

Segundo Gumiwang, a proposta da Apple não atendia às exigências de que 40% do material usado em smartphones e tablets vendidos no país seja produzido localmente.

Acompanhe tudo sobre:iPhoneIndonésiaAppleInvestimentos de empresas

Mais de Tecnologia

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?

TikTok segue indisponível nas lojas de aplicativo dos EUA mesmo após liberação de Trump

A curiosa bateria nuclear chinesa que tem o tamanho de uma moeda e pode durar 50 anos