Tecnologia

Apple é a mais inovadora, mas gasta “pouco” em P&D, diz pesquisa

Pesquisa da consultoria Booz & Co. mostra que desempenho na inovação não está ligado ao valor do investimento

O tablet iPad, da Apple (Reprodução)

O tablet iPad, da Apple (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2011 às 13h09.

São Paulo - Que a Apple é considerada a empresa mais inovadora da atualidade todo mundo sabe. Mas o que muita gente pode desconhecer é que, se comparada com as empresas que mais gastam com pesquisa e desenvolvimento, a companhia chefiada por Steve Jobs economiza bastante. É isso o que aponta a pesquisa Global Innovation 1000, da consultoria Booz & Co., que avaliou o desempenho das maiores companhias do mundo no quesito inovação.

O estudo, divulgado recentemente, foi feito com mais de 450 líderes de inovação, de mais de 400 empresas de 10 setores industriais, e diz respeito aos resultados de 2009 das companhias participantes. Sem surpresas, Apple, Google e 3M conquistaram os três primeiros lugares, respectivamente, mesmo gastando bem menos do que as empresas campeãs em investimento.

No ranking das empresas que mais colocaram dinheiro no ramo de P&D, a Apple aparece em 81º lugar, investindo 1,333 bilhão de dólares na área em 2009. Esse valor representa 3,1% do total de vendas da empresa. Enquanto isso, na Roche Holding, primeiro lugar na lista das companhias que mais investem em pesquisa, o gasto foi de 9,12 bilhões de dólares naquele ano, ou 20,1% das suas vendas.

Esses números serviram para mostrar que investimento na área de pesquisa e desenvolvimento não garante resultados, segundo os responsáveis pelo estudo. Tanto não garante que apenas três empresas – Toyota, Microsoft e Samsung – apareceram nas duas listas, a de gastos com inovação e a de resultados positivos na área. Confira ao lado a lista completa das companhias mais inovadoras do mundo, segundo a pesquisa da Booz & Co..

Acompanhe tudo sobre:3MAppleEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasEmpresas de internetEmpresas japonesasempresas-de-tecnologiaGE - General ElectricGoogleIBMIndústria eletroeletrônicaInovaçãoIntelMicrosoftMontadorasP&G (Procter & Gamble)Pesquisa e desenvolvimentoSamsungServiçosTecnologia da informaçãoToyota

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO