Tecnologia

Apple diz que decidiu "com relutância" processar Samsung

Informação é do CEO da empresa, Tim Cook, em um memorando interno na empresa


	Cook: "Optamos por uma ação judicial com muita relutância e só depois de pedir repetidamente que a Samsung deixasse de copiar nosso trabalho"
 (Kevork Djansezian/Getty Images)

Cook: "Optamos por uma ação judicial com muita relutância e só depois de pedir repetidamente que a Samsung deixasse de copiar nosso trabalho" (Kevork Djansezian/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2012 às 11h54.

São Francisco - A Apple decidiu levar aos tribunais a briga por patentes só depois de pedir várias vezes à Samsung Electronics que deixasse de copiar os produtos del, afirmou o presidente-executivo Tim Cook "Optamos por uma ação judicial com muita relutância e só depois de pedir repetidamente que a Samsung deixasse de copiar nosso trabalho", declarou Cook em memorando interno a que a Reuters teve acesso.

Cook mandou essa mensagem aos funcionários na noite de sexta-feira, após uma vitória decisiva da Apple sobre a Samsung na Justiça dos Estados Unidos.

Um júri de nove pessoas concluiu que a companhia sul-coreana havia copiado características importantes do iPhone e do iPad e a condenou a pagar 1,05 bilhão de dólares em indenização à Apple.

A vitória da Apple é um grande revés para o Google, já que os produtos da Samsung usam o software Android. O veredicto abre caminho para a Apple abrir processos de patente contra outros fabricantes de aparelhos que rodam o Android.

"Aplaudimos os jurados por concluírem que a Samsung agiu deliberadamente e enviarem uma clara mensagem de que roubar não é certo", declarou o presidente.

A decisão, que especialistas consideram uma das mais importantes em patentes, acontece um ano depois de Cook ter assumido a presidência da Apple, em decorrência da morte de Steve Jobs.

A Samsung ressaltou que o veredicto do tribunal californiano "não foi a palavra final sobre o caso ou sobre os processos em andamento no mundo". A Apple pedirá a proibição da venda nos Estados Unidos de produtos da Samsung que violarem as patentes da companhia.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaPatentesProcessos judiciaisSamsungTecnologia da informaçãoTim Cook

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda