Tecnologia

Apple deve pagar à Gradiente pela marca iPhone

Gradiente e Apple suspenderam as ações judiciais que movem uma contra a outra enquanto negociam um acordo sobre a marca iPhone, diz a Veja


	Smartphone da Gradiente: dona da marca IPHONE no Brasil, a empresa resolveu comprar briga com a Apple adotando-a em seus aparelhos
 (Divulgação)

Smartphone da Gradiente: dona da marca IPHONE no Brasil, a empresa resolveu comprar briga com a Apple adotando-a em seus aparelhos (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 9 de março de 2013 às 10h19.

São Paulo – A disputa entre Apple e Gradiente pela marca iPhone parece estar se encaminhando para um acordo. As duas empresas suspenderam por 30 dias as ações judiciais que movem uma contra a outra, diz a revista Veja desta semana. O objetivo seria negociar um acordo.

Segundo a revista, a Apple deve pagar uma quantia relevante à Gradiente para que a empresa brasileira abra mão da marca. A Gradiente pediu o registro da marca em 2000, sete anos antes do lançamento mundial do iPhone pela Apple. 

Mas a briga só esquentou no ano passado, quando a Gradiente lançou sua linha IPHONE, de smartphones com o sistema Android. O lançamento aconteceu pouco tempo antes da data em que o registro da marca expiraria se ela não fosse usada.

A Apple, então, solicitou o uso da marca iPhone em celulares, roupas e outros objetos. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) analisou o caso e determinou, em fevereiro, que a Gradiente é dona da marca para uso em aparelhos eletrônicos.

Em 2007, a Apple teve uma disputa parecida com a Cisco, que era dona da marca iPhone nos Estado Unidos. As duas empresas acabaram chegando a um acordo. Supõe-se que a Apple tenha pago à Cisco pela marca, mas o valor não foi revelado.

Veja, abaixo, o vídeo divulgado pela Gradiente sobre a briga contra a Apple:

https://youtube.com/watch?v=RkRf6Gv4NtU

Acompanhe tudo sobre:iPhoneEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaSmartphonesCelularesMarcasTecnologia da informaçãoAppleGradiente

Mais de Tecnologia

Microsoft apresenta Mico, novo rosto da inteligência artificial no Copilot

Apple perde ação no Reino Unido por taxas 'abusivas' na App Store

ChatGPT deixará de funcionar no WhatsApp a partir de 2026

Instagram libera 6 versões do ícone para adolescentes personalizarem o app