iPad vai atrasar: para a Apple esse é o ônus do sucesso (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.
São Paulo - A Apple responsabilizou o suposto "grande sucesso" de seu tablet pela decisão de atrasar em pelo menos um mês a venda do iPad fora dos Estados Unidos.
A previsão inicial era oferecer o iPad em nove países já no final deste mês, no mesmo período em que o iPad 3G chegará às lojas americanas. Atualmente, só são vendidos iPads com Wi-Fi e sem suporte a 3G.
Em nota, no entanto, a companhia disse que atrasará para o final de maio a venda de seu tablet fora do mercado americano. Segundo a Apple, só na primeira semana de vendas 500 mil unidades do iPad foram vendidas nos Estados Unidos e a demanda por lá continua alta, consumindo toda a capacidade de produção de seus fornecedores na Ásia.
Assim, o grupo de nove países formado por Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Suíça e Reino Unido) só poderá fazer encomendas do iPad a partir de 10 de maio e recebê-los no final do mês que vem.
A estreia fora do mercado americano deve acontecer simultaneamente para ambos modelos do iPad, o dispositivo com 3G e o modelo apenas com Wi-Fi.
Esta não é a primeira vez que a Apple muda seu cronograma prévio de vendas do iPad. Inicialmente, a companhia pretendia vender os primeiros iPads nos Estados Unidos no final de março, data adiada para o dia 3 de abril.
Fornecedores de componentes eletrônicos avaliam que a Apple demorou demais para fazer as encomendas de suas peças para o tablet, o que teria prejudicado a produtividade das fábricas da empresa na China.
O atraso anunciado para o grupo de nove países que receberão o iPad no final de maio e deve ter reflexos para países como o Brasil. Com a decisão, as lojas brasileiras só devem ter iPads a partir do final de junho, início de julho e não mais no final de maio.
Confira outras notícias sobre o iPad, da Apple.