Tecnologia

Apple continuará na frente no mercado de tablets, diz Gartner

Apesar de perder para o Windows Phone entre os smartphones em 2015, segundo previsões, a empresa ainda terá o iPad como o maior gadget de seu mercado

A participação de mercado da Apple vai gradualmente declinar para 47% em 2015 ante 69% neste ano (INFO/Arquivo)

A participação de mercado da Apple vai gradualmente declinar para 47% em 2015 ante 69% neste ano (INFO/Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2011 às 10h06.

Helsinque/Seul - O iPad da Apple continuará dominando o mercado de computadores tablet nos próximos anos, com o Google se aproximando da companhia, afirmou a empresa de pesquisa de mercado Gartner nesta segunda-feira.

O Gartner informou que espera vendas de 70 milhões de tablets este ano e de 108 milhões em 2012 ante 17,6 milhões em 2010.

A participação de mercado da Apple vai gradualmente declinar para 47 por cento em 2015 ante 69 por cento este ano, enquanto a fatia do Google vai crescer de 20 para 39 por cento no período.

O sistema operacional Android, do Google, surpreendeu no mercado de celulares inteligentes e deve se tornar a principal plataforma do segmento este ano. A empresa também surge como a única solução viável para fabricantes de tablets que não possuem seus próprios sistemas operacionais.

A plataforma QNX, da Research in Motion, usada no futuro tablet PlayBook, ficará na terceira posição no mercado este ano, com uma fatia de 5,6 por cento. O Gartner considera que essa parcela deverá crescer para 10 por cento em 2015.

"Vai levar tempo e esforço significativo para a RIM atrair desenvolvedores e para a empresa entregar um atraente ecossistema de aplicativos e serviços ao redor do QNX de maneira a posicioná-lo como uma alternativa viável à Apple e ao Android", disse a analista Carolina Milanesi, do Gartner.

"Empresas serão as principais entidades interessadas nos tablets da RIM porque já possuem infraestrutura da RIM instalada ou exigem parâmetros rigorosos de segurança", afirma a analista em comunicado.

A Apple estimou que vendeu cerca de 1 milhão de iPad 2 no primeiro fim de semana de lançamento nos Estados Unidos no início do mês passado. Em comparação, a rival mais próxima da empresa em hardware, a Samsung Electronics pode ter vendido número similar de tablets Galaxy nos últimos três meses.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPadiPhoneTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não