Tecnologia

Apple bloqueia venda do tablet Galaxy, da Samsung, na Europa

A Apple afirma que a linha Galaxy, da Samsung, de celulares inteligentes e tablets, copia o iPhone e iPad "nos mínimos detalhes"

A Samsung, cujos tablets operam com o software Google Android, rebateu com processos contra a Apple (GoogleI/O 2011/Divulgação)

A Samsung, cujos tablets operam com o software Google Android, rebateu com processos contra a Apple (GoogleI/O 2011/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de agosto de 2011 às 18h10.

Seul / San Francisco - A Apple conquistou sua vitória mais significativa na batalha de propriedade intelectual que trava contra a Samsung, depois que um tribunal alemão concedeu uma liminar que bloqueia temporariamente a venda do tablet Galaxy pela empresa sul-coreana na maioria dos países da União Europeia.

A liminar surge uma semana depois que a Samsung se viu forçada a adiar o lançamento do modelo mais recente do Galaxy na Austrália devido a um outro processo no qual a Apple alega que a Samsung violou diversas de suas patentes.

A Apple afirma que a linha Galaxy, da Samsung, de celulares inteligentes e tablets copia o iPhone e iPad "nos mínimos detalhes". A empresa abriu processos nos Estados Unidos, Austrália e outros países.

A Samsung, cujos tablets operam com o software Google Android, rebateu com processos contra a Apple. Em um comunicado, a filial da companhia sul-coreana na Alemanha disse que iria apresentar uma objeção judicial imediatamente.

"Não há dúvida de que a decisão judicial terá efeito adverso sobre a Samsung. A disputa entre as duas empresas acontece em muitos lugares, e a decisão pode resultar em queda temporária de vendas e elevação de custos, em função do litígio", disse Lee Seung-woo, analista na Shinyoung Securities, em Seul.

A Apple confirmou que um tribunal distrital na cidade alemã de Dusseldorf concedeu a liminar temporária contra o Galaxy Tab 10.1.

"Não é coincidência que os mais recentes produtos da Samsung se pareçam muito com o iPhone e iPad, do formato do hardware à interface do aparelho e até a embalagem", disse Adam Howorth, porta-voz da Apple em Londres.

"Essa forma de cópia escancarada é errada e precisamos proteger a propriedade intelectual da Apple quando outras empresas roubam nossas ideias", complementou.


A liminar se aplica a toda a União Europeia exceto a Holanda, onde um tribunal de Haia tem audiências separadas sobre o caso marcadas para a quarta e a quinta-feiras. A Apple não informou por que abriu processo separado na Holanda.

"É uma estratégia que a Apple adotou para impedir completamente que a Samsung leve seu tablet ao mercado", disse Nathan Mattock, advogado especialista em propriedade intelectual no escritório Marque Lawyers, em Sydney.

A batalha entre as duas companhias no segmento de tablets e smartphones começou em abril. Os aparelhos da linha Galaxy são considerados um dos principais desafios dos dispositivos móveis da companhia norte-americana.

A Apple vendeu 14 milhões de iPads na primeira metade deste ano no mundo todo, comparado com estimativas de analistas de 7,5 milhões de unidades do Galaxy neste ano.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppleConcorrênciaGalaxyGalaxy TabiPadiPhoneJustiçaSamsungTablets

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo