Tecnologia

Apple anuncia o Apple Pay, "uma carteira móvel de verdade"

Sistema visa acelerar e simplificar os pagamentos feitos, até agora, usando cartões de credito


	Apple Pay: sistema já poderá ser usado em 220 mil comércios nos EUA
 (Reprodução)

Apple Pay: sistema já poderá ser usado em 220 mil comércios nos EUA (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2014 às 17h20.

São Paulo - Após mostrar os dois novos iPhones 6 e 6 Plus, a Apple aproveitou o evento para anunciar a criação de um novo sistema de pagamento, o Apple Pay.

O sistema visa acelerar e simplificar os pagamentos feitos usando cartões de crédito, em processo descrito como demorado e “burocrático” por Tim Cook, o CEO da empresa.

O funcionamento é simples. De acordo com um vídeo mostrado na apresentação, basta aproximar um dos novos iPhones, com o sistema que já vem instalado, de um equipamento específico para realizar o pagamento.

Eddie Cue, VP de softwares de internet e serviços da empresa, disse que o sistema aproveita o NFC (agora integrado aos novos aparelhos) e o Touch ID dos dois dispositivos para realizar as transações.

De acordo com Cue, o novo sistema será compatível com os cartões da American Express, MasterCard e Visa, e as informações ficarão armazenados pela empresa.

A Apple diz que não os acessará de forma alguma e os manterá os dados protegidos, mas os escândalos recentes envolvendo a segurança do iCloud indicam que isso é algo que vale ser discutido.

O Apple Pay já poderá ser usado em 220 mil comércios nos Estados Unidos – incluindo Subway, McDonalds, DisneyWorld e as próprias lojas da Apple –, todos prometendo compatibilidade com equipamentos de pagamentos pelo smartphone até o final do ano.

Uma API do sistema será disponibilizada em breve para desenvolvedores criarem mais aplicativos compatíveis.

O Apple Pay, que será compatível também com os novos Apple Watches, entrará no iOS8 como uma atualização gratuita e será lançado no mês que vem nos Estados Unidos – mas a ideia é espalhá-lo pelo resto do mundo futuramente.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOLançamentosmeios-de-pagamentoTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online