Tecnologia

Apple anuncia novos MacBooks Pro com processador Haswell

O ponto mais importante da apresentação foram os chips, que passam a ser agora da quarta geração da Intel


	Phil Schiller apresenta a linha MacBook Pro 2013: modelos mais leves e com preço menor
 (Reprodução de EXAME.com)

Phil Schiller apresenta a linha MacBook Pro 2013: modelos mais leves e com preço menor (Reprodução de EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2013 às 18h23.

Em evento realizado nesta terça-feira, a Apple anunciou a nova geração de seu MacBook Pro. Já contando com tela Retina desde a última atualização, o notebook recebeu upgrades no processador e no armazenamento nas versões de 13 e de 15 polegadas.

O ponto mais importante da apresentação foram os chips, que passam a ser agora da quarta geração da Intel. No MacBook Pro de 13 polegadas, o processador será um i5 dual-core, com GPU Iris Graphics integrada, enquanto o de 15 polegadas contará com um i7 quad-core com a Iris Pro, mais poderosa – auxiliada por uma GeForce GT 750M.

Ambos os computadores contarão com memória flash baseada em PCIe, o que deve tornar a velocidade de leitura e gravação de dados mais alta.

A bateria do MacBook Pro menor promete durar 9 horas, enquanto a do maior, dado o tamanho da tela, aguentará uma hora a menos. Em termos de conexões, ambos contarão com Wi-Fi 802.11ac e portas Thunderbolt 2.

O MacBook Pro de 13 polegadas também ficou mais leve e mais fino, pesando agora mais ou menos 1,5 Kg e tendo apenas 1,8 cm de espessura fechado. Os dois computadores virão com OS X Mavericks e estarão disponíveis a partir desta terça, assim como o próprio sistema operacional – que chegará à App Store gratuito, vale mencionar.

Os preços de ambos, aliás, foram uma surpresa: a notebook menor será lançado começando nos 1.299 dólares, enquanto o maior custará a partir 1.999 – 200 dólares a menos que os da geração anterior.

Mac Pro – O computador cilíndrico, “esquecido” desde a WWDC, apareceu logo após a apresentação dos MacBooks. E apesar do formato estranho, ele é realmente poderoso: o processador será um Intel Xeon de quatro, seis, oito ou doze núcleos e 30 MB de cache L3. A memória RAM de até 64 GB será de alta frequência (1.866 MHz), enquanto a memória Flash de até 1 TB será baseada em PCIe, assim como a dos novos notebooks.

Em termos de vídeo, a máquina contará com duas placas AMD FirePro com 12 GB de memória GDDR5 VRAM no total, que permitirão ao Mac Pro se conectar a até 3 displays 4K. Em termos de conexões, serão 6 portas Thunderbolt 2, além das esperadas USB 3.0, o Bluetooth 4.0 e o Wi-Fi 802.11ac. O computador chegará às lojas em dezembro, custando 2.999 dólares na configurações com um Xeon de 3,7 GHz, 12 GB de RAM, duas FirePro e SSD de 256 GB.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMacBookMacBook ProNotebooksTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro