Tecnologia

Apple anuncia iPhones 6s e 6s Plus com tecnologia 3D Touch

Tecnologia se assemelha com o Force Touch presente no MacBook de 2015

iPhones 6S e 6S Plus: aparelhos chegam ao mercado americano ainda neste mês (Reprodução/Apple)

iPhones 6S e 6S Plus: aparelhos chegam ao mercado americano ainda neste mês (Reprodução/Apple)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 9 de setembro de 2015 às 18h06.

São Paulo – A Apple anunciou, nesta quarta-feira (9), os novos iPhones 6s e 6s Plus. Os aparelhos são visualmente similares aos antecessores, mas contam com uma tecnologia chamada 3D Touch. Com ela, é possível tocar no display e, por exemplo, conferir a pré-visualização de uma foto no Instagram

Com foco em aumentar a produtividade, o 3D Touch permite que o usuário interaja com aplicativos sem precisar abri-los. Dá até para tirar selfies sem abrir o app de câmera. Já em um aplicativo como o Apple Maps, é possível pressionar com um pouco mais de força do que o normal para ativar um menu de acesso rápido. Nele, você pode marcar a sua localização, o que é útil na hora de lembrar onde você estacionou o carro. 

O 3D Touch se assemelha com o Force Touch, uma tecnologia presente no MacBook de 2015, que permite ao usuário realizar tarefas parecidas, mas no notebook. A novidade que chega somente nos novos iPhones também pode ser aproveitada por desenvolvedores de aplicativos. Segundo a Apple, o 3D Touch é um sistema dinâmico integrado profundamente com o iOS 9. 

Em termos de potência, os smartphones contam com o chip A9 e com o coprocessador M9. Com esse conjunto de hardware, a assistente pessoal Siri agora pode ser ativada com o comando de voz "Hey, Siri" mesmo quando ele estiver longe da tomada. O recurso é parecido com o que vemos nos smartphones da Motorola, o Moto X e o Moto Maxx, que têm o Google Now sempre alerta. Aliás, neles, o comando de ativação pode ser alterado pelo usuário.

Os iPhones 6s e 6s Plus também ganharam uma nova opção de cor: ouro rosado. 

Cores: iPhones 6s e 6s Plus estarão disponíveis também na cor ouro rosado (Reprodução/Apple)

Os aparelhos chegam ao mercado americano e em oito países em 25 de setembro. Se a história se repetir, veremos os produtos chegando ao mercado brasileiro antes do Natal. Os preços dos iPhones nos Estados Unidos são os seguintes:

- iPhone 6S 16 GB: 549 dólares
- iPhone 6S 64 GB: 649 dólares
- iPhone 6S 128 GB: 849 dólares
- iPhone 6S Plus 16 GB: 649 dólares
- iPhone 6S Plus 64 GB: 749 dólares
- iPhone 6S Plus 128 GB: 949 dólares

Os aparelhos também ganharam inovações nas câmeras. A principal, chamada iSight, agora fotografa com 12 megapixels e filma em 4K. Já a frontal, a Facetime Camera, tira selfies com 5 megapixels.

A Apple também anunciou um programa de troca para o mercado americano. Pagando uma mensalidade, o consumidor tem direito a receber um iPhone por ano. No entanto, a empresa não informou se esse modelo de vendas será trazido ao Brasil. 

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaiPhoneSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos