(WWDC/Apple/Reprodução)
A Apple anunciou nesta segunda-feira, 6, o iOS 16, a nova versão do sistema operacional dos iPhones. As novidades foram apresentadas durante a WWDC, conferência mundial para desenvolvedores da Apple.
O evento é o momento do ano em que a Apple anuncia as principais mudanças nos produtos da empresa e as novas funções nos sistemas operacionais de smartphones, tablets e computadores.
Em 2022, uma das principais novidades são mudanças na tela de bloqueio, que finalmente foi repaginada. No iOS 16, o usuário poderá personalizá-la com fotos estilo retrato com profundidade, filtros, fontes, cores, e widgets.
O sistema oferecerá papéis de parede e sugestões para que sejam criadas diferentes telas de bloqueios intercambiáveis.
Outra novidade é o espaço de notificações no iOS 16, que agora ficarão na parte de baixo, e que podem ser personalizadas com widgets também.
A empresa da maça parece interessada em dar um fôlego novo para a assistente virtual Siri e para os recursos de voz. Com as novas funções de transcrição de texto por 'ditado', o iOS 16 torna possível alternar a digitação entre a voz e o teclado físico em um mesmo momento, com pontuações automáticas e prevista pela inteligência artificial do sistema.
A Apple revelou que a função de ditado é acionada 18 bilhões de vezes por mês (sem precisar se por engano ou intencional), por isso a ferramenta foi refeita pensando na usabilidade.
O modo Foco ganhou uma notável expansão. Entre elas, no Safari será possível separar abas conforme o perfil selecionado. Torna possível, por exemplo, separar momentos de trabalho e descanso.
O app Fotos agora pode selecionar um objeto em uma imagem -- a empresa usou um cachorro no exemplo -- e transformá-lo, em poucos passos, em uma figurinha que pode ser usada no WhatsApp ou outros mensageiros.
O relógio inteligente da marca recebe uma gama de recursos com o watchOS 9. Para começar, quatro novos mostradores de relógio, incluindo um mostrador Play Time, Astronomy, Lunar e Metropolitan.
Chegam também recursos mais avançados para o aplicativo Sleep e recursos de rastreamento do sono mais precisos, incluindo informações específicas sobre os estágios do sono, como o REM e profundo.
A atualização deve chegar no segundo semestre de 2022, junto do novo iPhone 14, previsto para setembro.
Mas a marca já antecipou que os modelos iPhone 6S, iPhone 7, iPhone SE (1ª geração) e o iPhone SE (2ª geração) estarão de fora da nova versão de sistema.
Portanto, será necessário ter um iPhone 8 ou mais recente para instalar o sucessor do iOS 15.
Fornecedora da Apple na China enfrenta protestos durante lockdown
Apple manterá produção de iPhone estável em mercado mais difícil
Como será o novo iPhone? Evento da Apple pode antecipar novidades
Mês do orgulho LGBTQIA+: Apple lança pulseiras em apoio à causa