Tecnologia

App usa HQs para facilitar aprendizado de idiomas

App LingoZing ajuda a aprender novos idiomas de forma divertida por meio de histórias em quadrinho em outras línguas

Digital: app usa histórias em quadrinho para ensinar novo idioma com facilidade (Milkos/Thinkstock)

Digital: app usa histórias em quadrinho para ensinar novo idioma com facilidade (Milkos/Thinkstock)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 20 de abril de 2018 às 10h48.

São Paulo – Um app recém-chegado ao Brasil promete facilitar o aprendizado ou treino de um idioma. Para isso, ele usa um método pouco convencional: a leitura de histórias em quadrinhos.

Os idiomas disponíveis na LingoZing são: inglês, francês, português, espanhol e italiano. Aqui no Brasil, a parceria da startup é com a Mauricio de Sousa Produções, que publica as histórias da Turma da Mônica.

É claro que essa não é a única opção. O app também conta com histórias de outras temáticas, com materiais de heróis, entre outros.

“Estamos muito felizes por agora poder ajudar os brasileiros a aprender novos idiomas, usando recursos interativos”, diz, em comunicado, Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções.

O usuário ainda pode refinar o aprendizado de acordo com idioma, nível de prática, idade, gênero das HQs, entre outras opções. Para quem quer deixar filhos pequenos praticarem, existe a opção de controle parental para maior segurança e tranquilidade.

Um estudo realizado por um pesquisador diretamente relacionada à LingoZing mostra que o aprendizado por meio de quadrinhos é altamente eficaz.

“Como já mencionado, a combinação do texto com a imagem é muito forte nas histórias em quadrinhos porque elas conectam a linguagem com um contexto ilustrado. Incorporar a linguagem num contexto proporciona sugestões implícitas importantes para o seu uso, e reforçam o aprendizado”, afirma o estudo conduzido pelo doutor Neil Cohn.

O LingoZing está disponível para download para smartphones e tablets Android, assim como para iPhone e iPad. O app é grátis, mas tem compras internas.

Acompanhe tudo sobre:AppsCursos de idiomasSmartphonesTablets

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump