Tecnologia

App traz ao iPad um fascinante passeio pelo mundo dos robôs

Robots for iPad é uma enciclopédia completa com informações, vídeos e fotos de 126 robôs de 19 países

O Chico, construído pela Petrobras em 2008, é o único robô brasileiro incluído na enciclopédia (Reprodução / IEEE)

O Chico, construído pela Petrobras em 2008, é o único robô brasileiro incluído na enciclopédia (Reprodução / IEEE)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 18 de dezembro de 2012 às 08h17.

São Paulo — De brinquedos fofinhos a temerárias máquinas de guerra, o mundo dos robôs ganhou uma variedade impressionante nesta última década. O aplicativo Robots for iPad, do Instituto dos Engenheiros de Eletricidade e Eletrônica (IEEE) americano, apresenta essa fauna robótica com enorme riqueza de informações, imagens e animações. 

O app inclui 126 robôs de 19 países. A lista vai de humanoides como o Honda Asimo a modelos de uso industrial, passando por robôs domésticos, militares e de brinquedo. O único brasileiro na lista é o Chico, construído pela Petrobras em 2008. O texto informa que ele foi concebido para inspecionar tubulações na Amazônia e que seu nome é uma homenagem ao ambientalista Chico Mendes. 

Muitas das fotos incluídas nessa enciclopédia da robótica permitem que o usuários interaja com elas. Algumas são imagens em 3D, que podem ser giradas com os dedos, o que permite observa o robô de diferentes pontos de vista. Outras são animações, que mostram algum movimento do robô quando tocadas. 

No total, são mais de 500 fotos, centenas de vídeos e dezenas de entrevistas com especialistas, além de artigos sobre o assunto. O app também tem um lado menos sério, como um recurso que permite que o usuário dê uma nota para a aparência do robô – de horroroso a agradável. É também possível ver os robôs ordenados em função das notas dadas pelos usuários.

Robots for iPad tem, entre seus autores, o brasileiro Erico Guizzo, que é editor do blog Automaton, do IEEE. Custa 1,99 dólar na App Store e é compatível com todos os modelos do tablet da Apple. No iPad da primeira geração, porém, as imagens em 3D não podem ser vistas na tela inteira. O conteúdo está em inglês. E é bom notar que o app tem mais de 400 megabytes de dados, o que significa que seu download pode ser demorado dependendo da conexão. Veja um vídeo sobre o app:

https://youtube.com/watch?v=v8j_18kV3xM%3Frel%3D0

(o preço do aplicativo foi atualizado em 18/12, 9h)

Acompanhe tudo sobre:AppsApps para iPadiPadRobôsRobóticaSoftware

Mais de Tecnologia

Como um hacker invadiu app usado pelo governo dos EUA para comunicações em 20 minutos

Por que os jogos estão ficando mais caros? Brasileiros terão de pagar mais de R$ 400 por lançamentos

China lidera em tecnologia de interface cérebro-computador com foco em reabilitação médica

Do sonho de Steve Jobs ao iPhone dobrável: Apple prepara virada até 2027