Tecnologia

App faz sugestões de download e remunera usuários

Para Android, o aplicativo coloca anúncios personalizados na tela de desbloqueio do smartphone e dá créditos de internet

Mobonus: app para Android troca publicidade por créditos de internet no celular (Reprodução/Mobonus)

Mobonus: app para Android troca publicidade por créditos de internet no celular (Reprodução/Mobonus)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 13 de maio de 2016 às 12h22.

São Paulo – Um novo aplicativo chega nesta semana ao Brasil e troca sugestões de download de outros apps por bônus de créditos para celulares pré-pagos. Chamado Mobonus, o software coloca anúncios na tela de desbloqueio do seu smartphone Android.

Com o tempo de uso ou a abertura das sugestões de download, o usuário ganha pontos que podem ser trocados por bônus de créditos de internet, ligações ou SMS. 

Além de aplicativos, o Mobonus também exibe notícias que, quando acessadas, remuneram o usuário com pontos.

Para conseguir os créditos, é preciso usar o app por algum tempo. Os bônus de 2 reais, 5 reais e 10 reais requerem pontuação de, respectivamente, 200, 500 e 1.000. Cada abertura de sugestão que aparece tela de desbloqueio do smartphone rende dois pontos ao usuário. 

O Mobonus é um aplicativo da Mobocity, que, recentemente, comprou os apps “Qual Operadora” e “Me Diga a Operadora” para aumentar o volume de dados de usuários para o seu aplicativo Mobobox, que também identifica a operadora dos contatos da agenda no smartphone. 

Sendo assim, o Mobonus é um aplicativo que sugeriu da relação comercial já estabelecida com as operadoras por causa do Mobobox.

De acordo com Zhen Zhang, CEO da Mobocity, o seu aplicativo vai ajudar empresas chinesas de tecnologia a entrar no mercado brasileiro. “Novos apps não chegam a aparecer nem na primeira página nas pesquisas na Google Play Store, o Mobonus ajuda a dar destaque a eles”, declarou Zhang, que é natural da China, mas vive no Brasil há quatro anos.

Além do anúncio do lançamento do Mobonus, o CEO informou a EXAME.com que o Mobobox terá novidades em breve, devido à queda do número de linhas pré-pagas no Brasil. Zhang disse que estuda duas possibilidades: dar ao app a capacidade de realizar recargas de créditos para o celular e transformá-lo em uma espécie de lista telefônica da era digital. 

No segundo caso, a ideia seria que o usuário do aplicativo visse quem está ligando sem que seja necessário ter o nome do contato na agenda. Isso seria útil, por exemplo, para quem quiser evitar ligações de call centers. 

Outra opção para o futuro do app é dar a ele a capacidade de envio de mensagens – mas Zhang afirma que, para isso, seria preciso criar uma solução melhor do que a do WhatsApp. No entanto, esse projeto ainda está em fase embrionária. Por ora, o Mobonus é o app da vez para a Mobocity.

Atualização 13/05/2016 12h20: O texto foi alterado para esclarecer que o app dá bônus de créditos, que mudam de operadora para operadora.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidCelularesGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro