Tecnologia

App do Google paga compras automaticamente e sem senhas

Autenticação de pagamentos com aplicativo acontece por reconhecimento facial e dados de localização do smartphone

Hands Free: app do Google não requer que você tire o smartphone do bolso para pagar compras (Divulgação/Google)

Hands Free: app do Google não requer que você tire o smartphone do bolso para pagar compras (Divulgação/Google)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de março de 2016 às 14h08.

São Paulo – O Google iniciou testes com um novo app que permite que os usuários paguem suas compras em lojas físicas automaticamente e sem precisar de senhas. Não é necessário sequer tirar o smartphone do bolso para transferir o dinheiro. 

O Hands Free, que tem versões para smartphones com sistemas Android e iOS, é um complemento do Android Pay, a solução de pagamentos via celular do Google. A ideia é que as pessoas possam realizar pagamentos em uma loja ou restaurante informando que o aplicativo será utilizado.

O porém é que os estabelecimentos comerciais precisam ter um dispositivo com o Hands Free. O atendente deve perguntar as iniciais do seu nome e a sua foto cadastrada no Hands Free irá aparecer na tela. Ao comparar a imagem com você – e com base também em informações de Wi-Fi, serviços de localização e Bluetooth do seu smartphone –, ele realiza o débito do seu cartão bancário. 

Todas as imagens exibidas no terminal de pagamento das lojas são apagadas imediatamente, segundo o Google. 

A empresa informou que tem também planos de instalar câmeras com tecnologia de reconhecimento facial nos estabelecimentos com suporte ao pagamento por meio do app.  

Por enquanto, o Hands Free só pode ser usado na área da baía de São Francisco, nos Estados Unidos. O McDonald's e outros restaurantes locais aceitam esse método de pagamento pouco usual. 

Fora o Google, a MasterCard também faz experiências de pagamentos sem senhas, por exemplo, com o uso de selfies para a autenticação de compras em lojas físicas. 

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaiOSpagamento-via-celularSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não