Tecnologia

App de notícias Flipboard ganha versão na web

O Flipboard na web traz o mesmo conteúdo dos apps para smartphones e tablets mas num formato amigável a quem usa teclado e mouse

Flipboard: agora também na tela dos computadores pessoais
 (Divulgação)

Flipboard: agora também na tela dos computadores pessoais (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2015 às 16h00.

São Paulo -- O Flipboard, um dos mais bem sucedidos apps de notícias para smartphones e tablets, está finalmente ganhando uma edição na web, para visualização em PCs. 

O app agrega conteúdo de sites de notícias de dezenas de países, incluindo EXAME.com. O usuário escolhe os sites dos quais quer receber as informações, criando uma noticiário personalizado. A pessoa também pode ir colecionando artigos em revistas pessoais.

O Flipboard na web, que está sendo liberado hoje para o público, traz todo o conteúdo dos aplicativos para iPhone, Android e Windows Phone – mas num formato mais amigável a quem usa teclado e mouse. Até agora, somente as revistas pessoais e um resumo diário chamado Edição do Dia estavam disponíveis na web.

Ao elaborar o novo site, a equipe do Flipboard deixou de lado o prático formato de revista que ajudou a popularizar o app. “Virar páginas como numa revista é natural num tablet, mas não é natural quando se usa um mouse”, disse a EXAME.com Didier Hilhorst, designer do Flipboard. 

A solução adotada é a mesma de muitos outros sites: o usuário rola a página verticalmente para ver mais notícias. Além de layout próprio, o site tem outras diferenças em relação aos apps móveis do Flipboard. Esses apps exibem o texto completo da notícia quando o usuário toca em seu título. 

Na web, quando a pessoa clica no título para ver o texto, ela é redirecionada ao site original que publicou a notícia. É um comportamento que deve agradar aos produtores de conteúdo, sempre empenhados em atrair visitantes para seus sites.

Hilhorst conta que, já em 2010, quando o Flipboard foi criado por Mike McCue e Evan Doll, a ideia é que fosse um site na web. “O iPad ainda não existia quando eles começaram o projeto. Depois, eles ouviram falar daquele místico tablet e perceberam que aquela seria a plataforma ideal para lançar o Flipboard.”

A edição na web vem completar o Flipboard e atar algumas pontas soltas, diz Hilhorst: “Quando alguém receber um link para uma notícia por e-mail, por exemplo, terá a opção de ver o conteúdo em nosso site. É uma ótima maneira de apresentar o Flipboard a pessoas que ainda não têm o app instalado.”

O Flipboard estreia na web sem anúncios. Mas deverá exibir publicidade em breve. “Por enquanto, estamos concentrados em oferecer uma boa experiência aos usuários com o conteúdo informativo. Assim que estivermos nos sentindo confortáveis em relação a isso, vamos passar a incluir anúncios”, afirma Hilhorst.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidApps para iPadApps para iPhoneInternetiPadiPhoneServiços onlineSites

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO