Shazam (Divulgação)
Lucas Agrela
Publicado em 6 de março de 2015 às 07h21.
O app de músicas Shazam passará a reconhecer objetos em breve. Por exemplo, ao apontar a câmera do smartphone para uma caixa de suco, o usuário verá as informações nutricionais do produto na tela.
Em entrevista concedida à Reuters, Rich Riley, executivo-chefe do Shazam, afirmou que busca expandir o campo de atuação do aplicativo. "O famoso botão azul que nossos usuários amam vai continuar na tela principal, mas será possível fazer mais", declarou Riley.
A empresa levantou 30 milhões de dólares, em janeiro deste ano, em uma rodada de investimentos, O dinheiro será usado para acordos com provedores de conteúdos, bem como na amplicação do quadro de funcionários da companhia, que tem 250 integrantes. No mesmo mês, o Shazam atingiu valor de mercado de 1 bilhão de dólares. São mais de 100 milhões de usuários do app mensalmente ativos.
O aplicativo, atualmente, é capaz de reconhecer músicas que estão tocando no momento, gravando um pequeno trecho da canção e comparando-o com sua base de dados. Além de mostrar os nomes tanto das faixas quanto dos artistas, o Shazam tem integração com serviços de streaming de músicas, como Deezer e Rdio. Dessa forma, é possível adicionar rapidamente a música recém-descoberta aos seus favoritos.