Tecnologia

App brasileiro para evitar catástrofes ganha prêmio mundial

Software baseado em nuvem levou 250 000 reais na Campus Party

Fi-Guardian (Divulgação/Flickr/Campus Party)

Fi-Guardian (Divulgação/Flickr/Campus Party)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2014 às 09h03.

Um aplicativo desenvolvido por brasileiros foi o grande vencedor do desafio mundial FI-WARE na categoria Cidades Inteligentes. O prêmio, no valor de 75 000 libras (o equivalente a 250 000 reais) foi entregue no início do mês, durante a Campus Party, em São Paulo, aos criadores do Fi-Guardian, uma ferramenta desenvolvida para ajudar autoridades a evitar e gerenciar catástrofes naturais.

Clique aqui e saiba mais

Desenvolvido após a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro, em 2011, na qual mais de 900 pessoas perderam a vida, o software para celulares e tablets reúne dados de fontes usadas pelo governo para monitorar riscos, como o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem). Além de permitir que os moradores de Nova Friburgo, no Rio, acompanhem o nível dos rios por meio de câmeras, o Fi-Guardian permitirá que eles recebam avisos sonoros, via SMS, com alertas sobre risco de deslizamentos, além da localização dos abrigos mais próximos. 

Para desenvolver o aplicativo, os criadores do Fi-Guardian contaram com o incentivo do FI-WARE. Lançado em 2011 pela Comissão Europeia e pelas principais empresas de TI do continente, o programa de colaboração público-privada oferece interfaces de programação abertas e livres de royalties. A equipe vencedora contou ainda com o apoio de empresas de tecnologia que liberaram aos programadores serviços como os de computação em nuvem. Sem essa contribuição, a ferramenta, criada em cerca de um mês, poderia ter levado até dois anos para ser desenvolvida.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIBMINFOServiçosTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

China lança programa para proteger pessoas e empresas dos algoritmos 'injustos'

Huawei lança smartphone com sistema operacional próprio em resposta às sanções dos EUA

Xiaomi Redmi Note 12S: quanto vale a pena pagar na Black Friday?

Musk pode comprar o canal MSNBC? Bilionário faz memes sobre possível aquisição