Tecnologia

App ajuda consumidores a rastrear roupas e sapatos desejados

Novos aplicativos de moda usam fotos e tecnologia de reconhecimento de imagem para encontrar roupa similar

Mulher é fotografada com celular: com o aplicativo Asap54 para iPhone os usuários tiram uma foto de um item e descrevem o que é para ajudar o aplicativo a identificá-lo (Getty Images)

Mulher é fotografada com celular: com o aplicativo Asap54 para iPhone os usuários tiram uma foto de um item e descrevem o que é para ajudar o aplicativo a identificá-lo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2014 às 11h07.

Toronto - Amantes da moda invejosos de roupas, sapatos e acessórios usados por estranhos ou vistos em websites podem recorrer a novos aplicativos de compras para encontrar, comprar ou alugar itens semelhantes.

Como o aplicativo de música Shazam, que identifica canções baseadas em trechos de músicas, os novos aplicativos de moda usam fotos e tecnologia de reconhecimento de imagem para encontrar uma roupa similar.

"As pessoas veem itens que gostam na rua, mas não podem ir até a pessoa usando-os e perguntar onde compraram", disse Daniela Cecilio, presidente-executiva da startup com sede em Londres Asap54.

"Ou eles podem ver os itens que gostam no Instagram, Tumblr, Facebook ou Twitter, mas não podem clicar para comprá-los", acrescentou, referindo-se os sites de mídia social.

Com o aplicativo Asap54 para iPhone, que foi lançado no mês passado, os usuários tiram uma foto de um item, ou fazem upload de uma imagem já existente, e descrevem o que é para ajudar o aplicativo a identificá-lo. O aplicativo recomenda algo semelhante a partir de mais de 150 parceiros comerciais nos Estados Unidos, Europa e outros países.

O aplicativo Style Eyes para iPhone e Android também usa uma foto para encontrar o artigo desejado ou um semelhante, que pode ser comprado em seu catálogo de 600 varejistas no Reino Unido e 300 nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps para iPhoneGoogleiPhoneModa

Mais de Tecnologia

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'