São Paulo - O Easy Ten é um aplicativo que busca ajudar os usuários que não possuem tempo livre no dia-a-dia e que querem aprender uma nova língua. É claro que essa também é a proposta de outros aplicativos do gênero, como Babbel e Duolingo.
Só que, ao contrário dos seus concorrentes, o Easy Ten busca ser ainda mais simples, pois traz diariamente para o usuário apenas dez palavras novas.
Ao começar a usar o programa, o usuário deverá selecionar qual língua deseja aprender e seu idioma nativo. Além do português, o programa conta com seis idiomas para o usuário escolher. São eles: russo, alemão, espanhol, italiano, francês e inglês.
Após selecionar o idioma, é necessário que o usuário crie uma conta, que pode ser feita com os dados do Facebook, do Twitter ou com um e-mail pessoal. A partir daí, o usuário poderá começar a aprender novas palavras no programa.
No Easy Ten, é o usuário quem escolhe quais palavras deseja aprender no dia, a partir de uma pequena lista que aparece automaticamente.
Caso as palavras disponíveis forem conhecidas pelo usuário, basta que ele mude a dificuldade dos termos, ou busca manualmente por uma palavra específica. O Easy Ten oferece palavras para pessoas com nível “iniciante” até “fluente”.
Uma das opções mais legais do Easy Ten é que ele mantém um registro de todas as palavras que o usuário escolhe aprender. Assim, caso o usuário esteja estudando a língua para trabalhar, por exemplo, conseguirá ter acesso mais rápido aos termos que realmente necessita.
Escolhidas as palavras, o usuário poderá ver cada uma delas em cartões com opções de áudio e com exemplos de frases com as palavras.
No Easy Ten, palavras novas e testes rápidos se alternam, para ajudar na fixação do conteúdo. E para manter o usuário animado, o app simula um game entre o usuário e seus amigos, cuja pontuação varia conforme os acertos e erros do usuário nos testes rápidos do idioma.
Para usar o Easy Ten é necessário que o usuário assine o serviço, cujo preço varia de 5 dólares no plano mensal, de 300 palavras, a até 20 dólares no plano anual, com 3650 palavras. Há também um plano de tempo ilimitado, a partir de 30 dólares. Os três primeiros dias de uso do Easy Ten são gratuitos.
-
1. Duolingo
zoom_out_map
1/8 (Reprodução)
São Paulo - Este webware, que conta também com versão para
iOS e
Android, é ótimo para brasileiros que querem aprender
inglês. Ele traz lições que vão do nível mais básico até o avançado, e ensina de números a pronomes e conjugações. As tarefas apresentadas pelo Duolingo envolvem traduzir termos básicos, entender a pronúncia de palavras e montar frases, sempre de acordo com o nível escolhido pelo aluno. O sistema funciona mais ou menos como um jogo de perguntas e respostas: você tem três "vidas" no começo, que representam a quantidade de vezes que pode errar. Se perder todas, terá que começar a atividade novamente. Além de inglês para brasileiros, o Duolingo oferece aulas de espanhol, francês, alemão e italiano para quem sabe inglês.
-
2. HiNative
zoom_out_map
2/8 (Divulgação)
O HiNative é uma plataforma global de perguntas e respostas para iOS na qual o usuário pode tirar dúvidas sobre a língua e a cultura de qualquer país conversando diretamente com nativos de lá. O aplicativo é em inglês, mas possui ferramentas para o usuário fazer questões relacionadas a 113 idiomas diferentes.
Após o cadastro, o usuário será levado à tela principal do app, onde poderá começar a tirar suas dúvidas. Para alternar entre, por exemplo, um feed de questões sobre inglês e outro sobre português, basta que o usuário passe o dedo sobre a tela, arrastando-o para a direita ou para a esquerda.
No HiNative, além do usuário fazer perguntas, ele também pode responder dúvidas de outras pessoas que queiram saber mais sobre a língua e a cultura do seu país.
-
3. Tongr
zoom_out_map
3/8 (Divulgação)
O Tongr é um aplicativo muito útil para os usuários que estão aprendendo uma nova língua e planejam viajar para algum lugar fora do país. O app permite que o usuário crie conversas com estrangeiros e peça dicas sobre como falar frases na língua nativa ou até sugestões de lugares legais para conhecer na cidade. O app é gratuito e está disponível apenas para iOS.
-
4. Babbel
zoom_out_map
4/8 (Reprodução)
Babbel é uma ferramenta em que o usuário aprenderá um vocabulário básico no idioma. São de 2000 a 3000 vocábulos para cada idioma. Os exercícios envolvem audição, leitura, pronúncia, escrita e reconhecimento de figuras. Nos apps, é possível aprender palavras sobre assuntos variados, de comidas e bebidas a esportes, comunicação, cultura e mundo digital. É possível também estudar na web, mas o módulo gratuito online é bem curto. Para seguir no curso de inglês, é necessário pagar 9,94 euros por mês. Além de inglês, já estão disponíveis cursos de alemão, espanhol, italiano, francês, sueco, turco, holandês, polonês e indonésio.
-
5. Flip
zoom_out_map
5/8 (Reprodução)
Flip é uma ferramenta para brasileiros ampliarem o vocabulário em inglês. O serviço custa R$ 29 por mês, mas pode ser testado gratuitamente por 7 dias. Em primeiro lugar, o usuário assinala o seu nível de fluência na língua de acordo com seu conhecimento de algumas palavras. O aplicativo funciona basicamente mostrando frases e destacando uma palavra específica dentro dela. Então, é apresentada uma definição bem completa da palavra em destaque (com exemplos de como pode ser usada e outras dicas). Depois que diversas palavras são apresentadas, exercícios simples testam se o usuário memorizou o conteúdo ensinado. Por meio de um sistema de pontos, o usuário pode avaliar o quanto estudou num determinado período e estabelecer metas diárias, por exemplo.
-
6. Voxy
zoom_out_map
6/8 (Divulgação)
Aprender com o que se passa ao seu redor. Essa é a proposta da Voxy. A interface mistura instruções em português com atividades em inglês. Ao clicar em "Comece aqui", ele prepara sua lição, buscando uma notícia, vocabulário e testes. O texto em inglês (ou seja, é preciso já ter conhecimento do idioma) traz palavras sublinhadas, com tradução e áudio. Ao clicar em "Pratique", é possível revisar o que foi aprendido e testar a pronúncia. Um recurso interessante é o "Câmera". Ele identifica o objeto que você fotografa e mostra seu nome em inglês. Também é possível fazer aulas com professores via Skype, com duração de 15, 30 ou 60 minutos. O programa é gratuito, mas vários de seus recursos são pagos, com itens a partir de 0,99 dólar.
-
7. Rosetta Course
zoom_out_map
7/8 (Reprodução)
Rosetta Course é um aplicativo para aprender diversas línguas com recursos bastante variados. Em cada língua, há diversos níveis e em cada um algumas unidades. Dentro de cada unidade, há várias lições. Portanto, o aprendizado é bastante completo. Entre as lições, existem variações de vocabulário, pronúncia, gramática, leitura e escrita. Cada uma tem um tempo que varia, mas gira em torno de 10 minutos. Além disso, existem lições principais em cada unidade, com recursos de todas as anteriores, que acabam levando mais tempo. São 24 línguas disponíveis para aprendizado, incluindo as mais comuns, como inglês, espanhol e francês, e as mais inusitadas, como grego, persa e vietnamita. Para habilitar o conteúdo completo de cada língua, é preciso comprar algum dos pacotes no site.
-
8. Veja agora outros cursos de idiomas online e gratuitos
zoom_out_map
8/8 (Hawkexpress / Flickr)