Tecnologia

Após Vivo, Claro inicia oferta de 4G para estrangeiros

Operadora lançará no fim de maio roaming internacional para Internet móvel de quarta geração a usuários de 18 países que visitarem o Brasil durante a Copa


	Acessos em dispositivos: os 18 países incluem nações de América do Norte, Europa e América Latina
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Acessos em dispositivos: os 18 países incluem nações de América do Norte, Europa e América Latina (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2014 às 17h12.

Rio de Janeiro - Após a inciativa da Vivo na semana passada, a Claro lançará no fim de maio roaming internacional para Internet móvel de quarta geração (4G) a usuários de 18 países que visitarem o Brasil durante a Copa, informou à Reuters o diretor de serviços de valor agregado da operadora, Alexandre Olivari.

Até então, os usuários estrangeiros de operadoras com parceria de roaming com a Claro só podiam usar Internet móvel 3G. Segundo o executivo, os 18 países incluem nações de América do Norte, Europa e América Latina.

"Esperamos ter um aumento de mais de 50 por cento no tráfego gerado por esses visitantes que vêm para a Copa", disse Olivari, referindo-se a serviços de dados e voz.

Além do roaming 4G, a Claro lançará também no início de junho o serviço Claro Visitors, um chip pré-pago com pacote de serviços destinados aos estrangeiros que estiverem no país.

O pacote, que custará 60 reais, incluirá 300 megabytes de dados, 40 torpedos internacionais, 21 minutos de chamadas locais e 21 minutos de longa distância nacional e internacional.

Apesar da frequência de 2,5 GHz em operação no Brasil não ser comum no exterior para 4G, Olivari explica que já existem modelos de aparelhos adaptados a mais de uma frequência.

"O cliente com poder aquisitivo mais alto, de pós-pago, provavelmente, pela conveniência, vai optar por utilizar o roaming, para não precisar trocar de chip e de número", disse Olivari.

"Já o turista pré-pago, deve optar pelo Claro Visitors, porque é serviço mais em conta para ele."

Na semana passada, a Telefônica Vivo anunciou a oferta de roaming 4G para turistas de seis países em viagem ao Brasil, iniciativa com a qual pretende ampliar em mais de 35 por cento suas receitas com o serviço, segundo o diretor de interconexão e roaming da operadora, Gustavo Nóbrega.

TIM e Oi

A TIM informou por meio de comunicado que já oferece roaming 4G para clientes de 150 países e 300 operadoras, que poderão utilizar o serviço quando estiverem no país.

A operadora ressaltou que para uso da tecnologia, o usuário precisa ter aparelho compatível com a frequência 2,5 GHz.

Já a Oi comentou que tem acordos em fase final de negociação para oferecer roaming 4G durante a Copa do Mundo.

Acompanhe tudo sobre:3G4GClaroCopa do MundoEmpresasEmpresas mexicanasEsportesFutebolInternet móvelOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelefoniaVivo

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro