Tecnologia

Após testes, WhatsApp libera modo escuro para todos os usuários

Os usuários do aplicativo de mensagens podem, a partir de hoje, ativar o recurso em smartphones Android e iPhones

WhatsApp: depois de testes, o modo escuro é liberado no aplicativo oficial (WhatsApp/Divulgação)

WhatsApp: depois de testes, o modo escuro é liberado no aplicativo oficial (WhatsApp/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de março de 2020 às 14h59.

Última atualização em 3 de março de 2020 às 19h22.

São Paulo – O aplicativo de mensagens WhatsApp, que tem 2 bilhões de usuários ativos globalmente, libera hoje (3) para todos os usuários o recurso chamado modo escuro. Disponível para smartphones com sistema operacional Android e iPhones, o recurso permite tornar a interface do aplicativo predominantemente preta, uma tendência no mercado global de aplicativos já oferecida, ao menos em fase de testes, por Telegram, Instagram e Messenger.

De acordo com comunicado oficial do WhatsApp obtido pela EXAME, o modo escuro foi criado para oferecer conforto visual aos usuários do aplicativo.

A empresa informa que, durante os testes que aconteceram durante todo o ano de 2019, foi identificado que a combinação de preto e branco puro na interface pode levar à fadiga ocular. Por conta disso, a interface não fica totalmente preta, mas sim em um tom cinza escuro e uma cor esbranquiçada para melhorar a legibilidade.

A cor da interface no modo escuro já foi alvo de críticas pela comunidade que participou do teste público que foi liberado recentemente. O objeto de comparação é o app rival Telegram, cuja interface fica preta no modo escuro.

Segundo André Miceli, coordenador do MBA de marketing e negócios digitais da Fundação Getulio Vargas (FGV) e autor do livro Startups nos Mares de Dragões, o lançamento do modo escuro visa tanto a oferta de um recurso visual importante para os usuários quanto a adequação do app a uma tendência de mercado global.

"O modo escuro do WhatsApp tem dois objetivos principais: promover a economia de bateria do celular, que passa a emitir menos luz pela tela, e facilitar o uso de aplicativos durante a noite. O modo escuro oferece maior conforto visual para a retina do que a interface branca, mesmo que você reduza o brilho da tela. Oferecer modos escuros de interface é uma tendência de mercado e o WhatsApp agora se adapta a ela. Provavelmente veremos mais e mais aplicativos seguindo esse caminho", diz Miceli à EXAME.

O recurso está disponível para todos os smartphones nas versões mais recentes do aplicativo do WhatsApp.

Como ativar o modo escuro no WhatsApp

Para ativar o modo escuro no WhatsApp em smartphones com sistema Android 9 ou em versões anteriores, o caminho é abrir o menu de configurações do aplicativo; tocar na opção "Conversas"; depois na opção chamada "Tema"; e, por fim, selecionar a "Escuro".

No iPhone, com sistema operacional iOS 13, o caminho é o seguinte: Ajustes>Tela e Brilho>Aparência>Escura. Feito isso, ao abrir o WhatsApp, a interface do aplicativo estará escurecida.

 

Acompanhe tudo sobre:AppsWhatsApp

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não