Tecnologia

Após ataque de drone, Paquistão discutirá aliança com EUA

O governo do Paquistão discutirá nesta segunda-feira a manutenção da aliança política e militar estabelecida com os Estados Unidos

Talibã (AFP)

Talibã (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2013 às 09h26.

O governo do Paquistão discutirá nesta segunda-feira a manutenção da aliança política e militar estabelecida com os Estados Unidos após um ataque realizado com um drone na última sexta-feira, que matou Hakimullah Mehsud, líder do Talibã na região.

De acordo com representantes do governo paquistanês, a operação conduzida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos fere a soberania do país, além de prejudicar os esforços para os acordos de paz com as milícias que controlam parte do Waziristão do Norte, região localizada na fronteira entre Paquistão e Afeganistão. 

Mehsud, responsável por comandar uma rebelião contra o governo paquistanês, foi morto em um veículo após deixar uma mesquita. O motorista e o guarda-costas do líder também morreram durante a operação, segundo agências de inteligência do Paquistão. 

As relações entre o país do Oriente Médio e os Estados Unidos estão estremecidas após uma série de relatos de operações realizadas com veículos não tripulados que causaram a morte de dezenas de civis paquistaneses no Waziristão do Norte. 

No último dia 23 de outubro, Nawaz Sharif, primeiro-ministro do Paquistão, se reuniu com o presidente americano Barack Obama em Washington e pediu o fim dos ataques realizados com drones em seu país. 

Acompanhe tudo sobre:DronesEstados Unidos (EUA)INFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump