Tecnologia

Aplicativo recria experimento de manipulação do Facebook

Plugin para o navegador Chrome recria a manipulação do Facebook em sua própria conta pessoal.

face-app (Reprodução)

face-app (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2014 às 07h50.

O estudo psicológico realizado pelo Facebook sem o consentimento dos usuários causou um enorme mal estar para a empresa e gerou questões sobre a ética na era digital.

O experimento modificou os conteúdos apresentados no feed de notícias de quase 700 mil contas para avaliar como afetavam o humor dos usuários.

Para quem ainda tem curiosidade em saber como funciona o experimento, a designer Lauren McCarthy criou um plugin para o navegador Chrome que recria a manipulação do Facebook em sua própria conta pessoal.

O app “Facebook Mood Manipulator” (manipulador de humor do Facebook, em tradução livre) utiliza o mesmo método linguístico que a rede social empregou em seu estudo, que foi conduzido por pesquisados da Cornell University.

Ao instalar o plugin, o Mood Manipulator exibe no canto superior direito do seu Facebook um controle onde o usuário pode alternar o tipo de humor que quer ver entre as opções ‘Positivo’, ‘Emotivo’, ‘Agressivo’ e ‘Aberto’.

Ao selecionar uma das opções o feed do usuário será filtrado para receber um dos tipos de humor com mais frequência e na intensidade escolhida (há três níveis entre pouco, médio e muito). 

O download do plugin é gratuito e está disponível somente em inglês e para o navegador Chrome. E pode ser uma boa ferramenta de autocrítica e de senso de controle.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

Quem é o fundador do TikTok, rede social banida dos EUA neste domingo?

Trump diz que emitirá ordem executiva para reativar o TikTok nos EUA nesta segunda-feira

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'