Tecnologia

Aplicativo recria experimento de manipulação do Facebook

Plugin para o navegador Chrome recria a manipulação do Facebook em sua própria conta pessoal.

face-app (Reprodução)

face-app (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2014 às 07h50.

O estudo psicológico realizado pelo Facebook sem o consentimento dos usuários causou um enorme mal estar para a empresa e gerou questões sobre a ética na era digital.

O experimento modificou os conteúdos apresentados no feed de notícias de quase 700 mil contas para avaliar como afetavam o humor dos usuários.

Para quem ainda tem curiosidade em saber como funciona o experimento, a designer Lauren McCarthy criou um plugin para o navegador Chrome que recria a manipulação do Facebook em sua própria conta pessoal.

O app “Facebook Mood Manipulator” (manipulador de humor do Facebook, em tradução livre) utiliza o mesmo método linguístico que a rede social empregou em seu estudo, que foi conduzido por pesquisados da Cornell University.

Ao instalar o plugin, o Mood Manipulator exibe no canto superior direito do seu Facebook um controle onde o usuário pode alternar o tipo de humor que quer ver entre as opções ‘Positivo’, ‘Emotivo’, ‘Agressivo’ e ‘Aberto’.

Ao selecionar uma das opções o feed do usuário será filtrado para receber um dos tipos de humor com mais frequência e na intensidade escolhida (há três níveis entre pouco, médio e muito). 

O download do plugin é gratuito e está disponível somente em inglês e para o navegador Chrome. E pode ser uma boa ferramenta de autocrítica e de senso de controle.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaINFO

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite