Tecnologia

Aplicativo que "substitui" CNH já está disponível em São Paulo

App está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e na App Store; usuário pode fazer download da CNH e do documento do veículo

CNH: aplicativo funciona inclusive sem internet (Detran/Fotos Públicas)

CNH: aplicativo funciona inclusive sem internet (Detran/Fotos Públicas)

AB

Agência Brasil

Publicado em 18 de novembro de 2019 às 17h33.

O Ministério da Infraestrutura lançou, nesta segunda-feira (18), a Carteira Digital de Trânsito, em São Paulo, na cerimônia de abertura do Salão Duas Rodas. O aplicativo, desenvolvido pelo Serpro, está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e na App Store.

Por meio desse aplicativo, os motoristas poderão receber avisos de vencimento da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consultar infrações e ser avisado sobre recalls.

Segundo o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa, o aplicativo funciona inclusive sem internet, desde que o condutor já tenha feito o download de sua carteira de habilitação e do documento de registro e de licenciamento do carro.

"Ele já está disponível nas principais lojas de aplicativos que a gente tem, para qualquer plataforma de smartphone ou celular. E representa uma evolução, a gente sai de uma carteira [de habilitação] digital, que era um depositário de documentos, para uma plataforma de comunicação do governo federal com o cidadão".

"Nessa nova plataforma, além de ter acesso à funcionalidades que já existem, como a verificação de multas, esse filtro de multas poderá ser feito por veículo ou por condutor. Os avisos de recall também estarão disponíveis. Mais da metade dos avisos de recalls no Brasil não são efetivados por falta de comunicação ou dificuldade do condutor para tomar conhecimento daquele recall. E isso é significativo para a segurança do condutor", disse Costa.

O Salão Duas Rodas acontece na São Paulo Expo a partir de amanhã (19) e termina no domingo (24).

Acompanhe tudo sobre:AppsCarteira de habilitação (CNH)sao-paulo

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO