Tecnologia

Aplicativo que checa carro roubado é um dos mais baixados

O Checkplaca já alcançou mais de 400 mil downloads, tornando-se o mais baixado na loja da Apple no Brasil e o 14º lugar no mundo


	Checkplaca, aplicativo que permite identificar carros roubados: com o Checkplaca, o cidadão pode verificar se qualquer veículo é furtado ou roubado
 (Reprodução/Abr)

Checkplaca, aplicativo que permite identificar carros roubados: com o Checkplaca, o cidadão pode verificar se qualquer veículo é furtado ou roubado (Reprodução/Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2014 às 13h03.

Brasília - O Checkplaca, aplicativo para celular e computador lançado pelo Ministério da Justiça, já alcançou mais de 400 mil downloads, tornando-se o mais baixado na loja da Apple no Brasil e o 14º lugar no mundo, conforme resultados de ontem (30).

Com o Checkplaca, o cidadão pode verificar se qualquer veículo é furtado ou roubado.

Basta digitar a placa para o aplicativo informar o modelo, as características e situação do carro na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp).

Quando o aplicativo detecta algo irregular, o sistema avisa e dá a opção de o usuário ligar, sem ter que se identificar, para a polícia, que manda uma equipe ao local para verificar a situação.

O aplicativo também é utilizado pelas forças policiais. Gratuito, o programa está disponível para dispositivos como os sistemas operacionais IOS (Apple) e Android.

O Ministério da Justiça informou ainda que 50 veículos foram recuperados graças ao aplicativo, com média de um por dia.

Mais de 5 milhões de consultas já foram feitas, com média de 150 mil diariamente.

Em 2012, foram furtados 248.755 e roubados 203.844 veículos. Segundo o ministério, os números de 2013 ainda não estão fechados.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppleAppsAutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleiOSTecnologia da informaçãoVeículos

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não