Tecnologia

Agora é possível rodar apps Android no Chrome

Navegadores e sistema Chrome OS podem interpretar o código de apps Android

Chorme OS (Divulgação)

Chorme OS (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 29 de setembro de 2014 às 07h53.

Um aplicativo que chegou nesta sexta-feira (26/9) à Google Play permite adaptar apps inicialmente desenvolvidos para o sistema Android para o Chrome OS (usado em Chromebooks), bem como para o navegador Chrome.

Chamado de Chrome APK Packager, o que ele essencialmente faz é usar um runtime chamado de ARC (app runtime for Chrome) que consegue interpretar o código dos aplicativos de Android. No entanto, essa medida vale apenas para alguns browser. Para usar os apps em qualquer versão do navegador Google Chrome é preciso ter o runtime ARChon, disponível no GitHub. Vale notar que aplicativos que dependem de alguma API do Google ou componentes de hardware podem não funcionar. O projeto de cógido aberto ainda está em fase alfa de desenvolvimento e pode apresentar bugs.

O aplicativo foi criado inicialmente por um desenvolvedor identificado como "Vladikoff", na semana passada. O que ele fez foi modificar o ARC oficial oferecido pelo Google, que permitia rodar alguns apps Android no Chorme OS. Seu ARChon expande essa capacidade para qualquer versão do navegador Chrome. Agora, outro desenvolvedor simplificou o processo de conversão de apps em extensões e lançou uma apk na Google Play.

Essa iniciativa ajuda a aumentar o ecossistema de aplicativos para Chromebooks, bem como para qualquer navegador Chrome — ao menos para os internautas dispostos a realizar o processo descrito acima.

*Colaborou Leonardo Veras

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoBrowsersSoftwareINFOChrome

Mais de Tecnologia

Trocou de iPhone? Veja como migrar os dados do celular antigo

Presos por dentro? Tesla enfrenta investigação nos EUA por falha em maçanetas eletrônicas

Nem toda obesidade traz risco: estudo revela genes que permitem ser obeso e metabolicamente saudável

Para ampliar oportunidades profissionais, Duolingo anuncia integração do Duolingo Score com LinkedIn