Tecnologia

Aplicativo do Google permite fazer compras pelo celular

O Google Wallet permitirá realizar pagamentos com cartão de crédito ou com cartão pré-pago

O Nexus S, fabricado pela Samsung para o Google, traz um transceptor de NFC, que permite fazer pagamentos aproximando o celular do terminal do caixa (Divulgação)

O Nexus S, fabricado pela Samsung para o Google, traz um transceptor de NFC, que permite fazer pagamentos aproximando o celular do terminal do caixa (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2011 às 20h07.

Nova York - O Google anunciou nesta quinta-feira - com o apoio de Mastercard e Citigroup - que lançará em breve um aplicativo que permite fazer compras diretamente com o celular.

O novo serviço, o Google Wallet, atualmente em fase de teste, deverá estar acessível já no verão, em Nova York e San Francisco, sendo ampliado, depois, a todos os Estados Unidos, Europa e Ásia.

O Google Wallet permitirá realizar pagamentos com cartão de crédito ou com cartão pré-pago.

"Acreditamos que de 2011 em diante será a era do 'Mo Lo'" (comércio local com internet via celular), disse uma funcionária da Google, Stephanie Tilenius, diretora das atividades da companhia vinculadas ao comércio.

O Google Wallet trabalhará inicialmente com o Nexus S4G smartphone de Sprint, que é o terceiro maior provedor wireless dos Estados Unidos e logo será expandido a mais celulares equipados com tecnologia NFC (Near Field Communication).

Um chip NFC em um telefone celular pemite ao usuário que já ingressou nos detalhes de seu cartão de crédito pagar compras em qualquer caixa equipado com o sistema PayPass da CitiMastercard.

A tecnologia NFC utiliza uma alta frequência wireless de curto alcance para permitir o intercâmbio criptografado da informação entre dispositivos.

Os consumidores também podem utilizar o cartão Google pré-pago para pagar suas compras, carregando o cartão Google com qualquer cartão e ainda beneficiando-se com o Google Offers, o sistema de cupons de desconto da companhia com sede em Mountai View, Califórnia.

Segundo a empresa, o Google Wallet será aceito em mais de 124.000 comércios dos Estados Unidos e em mais de 311.000 no mundo.

Tilenius descreveu o Google Wallet como "a nova geração de comércio via celular". "Estamos construindo um sistema de comércio aberto que, pela primeira vez, tornará possível o pagamento de contas com uma carteira NFC, beneficiando-se, ao mesmo tempo, de promoções, mesmo comprando off-line", disse.

Os pagamentos via celular estão sendo testados em vários países, fundamentalmente França e Japão, mas o Google Wallet estará entre os primeiros a levar a tecnologia NFC às lojas americanas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicameios-de-pagamentoSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

EUA impõem novas restrições emchips avançados da TSMC para clientes chineses, diz agência

Tencent e Visa lançam pagamento por palma da mão em Cingapura; primeiro mercado fora da China

Mídia programática com influenciadores: o plano da BrandLovrs para distribuir R$ 1 bi em 4 anos

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível