LastPass: app tem problema em servidor que afeta número limitado de usuários (Getty Images/Getty Images)
Lucas Agrela
Publicado em 20 de janeiro de 2020 às 12h26.
Última atualização em 20 de janeiro de 2020 às 12h39.
São Paulo – O aplicativo LastPass, que funciona como um cofre digital de senhas, tem trancado usuários para fora. Internautas publicaram mensagens nas redes sociais relatando problemas de acesso ao app. A empresa se pronunciou ao site The Register informando estar ciente do caso, que afeta um número limitado de contas. Os engenheiros da companhia trabalham para encontrar uma solução ao problema.
O LastPass tem a proposta de gerar novas senhas difíceis de serem hackeadas – e também lembradas – para proteger suas contas em serviços online. Com isso, você só precisa se lembrar de uma única senha, que dá acesso à área criptografada do aplicativo, em tese, imune a invasão de hackers ou vazamento de dados. Com a dificuldade de acesso ao aplicativo, os usuários afetados ficaram sem conseguir suas informações de login e senha para diversos tipos de sites e apps.
O usuário do Twittter chamado Jacek Zloty relata estar sem acesso ao LastPass há três dias. Quando tenta entrar na sua conta, ele vê uma mensagem de erro de conexão ao servidor da empresa e não tem solução para o problema ou orientação dada pela companhia.
@LastPass since three days I can't log-in, getting message "An error has occurred while contacting the LastPass server. Please try again later.". The best part is that LP says everything is ok: https://t.co/Ad4SJvOiFj
No information, no help, sad 😢😥
— Jacek Zloty (@JacekZloty) January 20, 2020
Especialistas em segurança digital recomendam o uso de aplicativos que funcionam como cofres de senhas. Com a adoção desse tipo de ferramenta digital, o usuário tende a não usar a mesma senha para vários aplicativos e sites, reduzindo o risco de roubo de contas ou dados pessoais caso uma das senhas vaze na web. Além do LastPass, existem outros gerenciadores de senhas, como o 1Password e o Bitwarden. Fora isso, as empresas de tecnologia Apple, Google, Motorola e Samsung já contam com seus próprios gerenciadores de senhas que vêm pré-instalados em seus dispositivos móveis.