Tecnologia

Apesar de bloqueio do governo, turcos continuam a acessar Twitter

Os turcos conseguem acessar o site por um serviço alternativo de DNS

Turquia Twitter (Reprodução/Instagram)

Turquia Twitter (Reprodução/Instagram)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2014 às 09h35.

Depois de ser envolvido em um processo de corrupção revelado em gravações vazadas no YouTube, o Primeiro Ministro da Turquia Recep Tayyip Erdogan iniciou uma campanha para censurar a divulgação do vídeo na internet. Nas vésperas das eleições gerais do dia 30, Erdogan conseguiu bloquear o Twitter em todo o território turco, na tarde de ontem.

Porém, ao contrário de outros sistemas complexos para bloquear sites (como o usado pela China), o sistema turco, um simples bloqueio de acesso DNS, já foi burlado pelos cidadãos da Turquia.

Os turcos estão acessando o site por um serviço alternativo de DNS, divulgado em vários lugares da internet e pichado em diversas ruas de Istambul.

O número de mensagens postadas pelos turcos do Twitter nem ao menos caiu: de acordo com estatísticas do Twitturk, que registra o uso do Twitter na Turquia, quase meio milhão de tweets foi postado nas primeiras 10 horas após o bloqueio.

Além disso, as hashtags #TwitterisblockedinTurkey e #TurkeyBlockedTwitter chegaram aos trending topics mundiais poucas horas depois que Erdogan bloqueou o site.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCensuraEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEuropaINFOInternetRedes sociaisTurquiaTwitter

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda