Tecnologia

Apesar da crise, Telefônica mantém investimentos de R$ 15 bi no Brasil

Segundo Antonio Carlos Valente, presidente da empresa no país, o grupo espanhol cumprirá os planos divulgados no início de 2007

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2009 às 10h22.

O grupo espanhol Telefonica mantém os planos de investir 15 bilhões de reais no Brasil no período entre 2007 e 2010 apesar das instabilidades econômicas mundiais, informou nesta quarta-feira (17/12) o presidente da empresa no país, Antonio Carlos Valente. 

"O compromisso firmado - em janeiro do ano passado - entre o presidente do grupo Telefônica, Cesar Alierta, e o presidente Lula está totalmente mantido. Em 2008 investimos cerca de 2 bilhões de reais em telefonia e devemos repetir um patamar ligeiramente superior no ano que vem", disse Valente em encontro com a imprensa, em São Paulo.

O presidente da Telefônica Brasil informou ainda que a operadora fez uma "gestão financeira responsável" e, com isso, não precisará fazer novas captações no próximo ano. Em 2008, a operadora recebeu o crédito de 2,5 bilhões de reais negociado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Entre as prioridades estratégicas da empresa para 2009 estão os serviços de banda larga a 30 Mbps (megabits por segundo). Valente ressaltou ainda a aposta em parcerias com a Vivo, operadora da qual o grupo é sócio, para oferta de banda larga móvel. "Estamos estudando propostas de integração e pacotes", disse.

O conceito de lar digital também deve materializar-se no próximo ano. Anunciada na feira de telecomunicações Futurecom, em outubro, a idéia da Telefonica é ingressar no segmento automação residencial com sistemas para entretenimento digital, controles de iluminação, segurança por biometria, entre outros. Um dos primeiros projetos nessa área é o Orby, aparelho com tela sensível a toque e conectado à internet em banda larga sem fio. Com um menu de navegação semelhante ao iPhone, tem pequenos ícones com acesso imediatos a notícias, guia de restaurantes, cinemas, previsão do tempo e vídeos do YouTube, além de funcionar como telefone fixo. Boa parte do conteúdo é fornecido pelo portal Terra, também do grupo Telefonica. O Orby está em fase de testes com cerca de cem usuários e deve estrear comercialmente no primeiro trimestre de 2009. O modelo comercial ainda não está definido.

Prova de fogo

Apesar dos novos projetos para 2009, a Telefônica está cautelosa sobre os possíveis sobressaltos da economia especialmente nos primeiros meses do ano. "Janeiro e fevereiro serão a prova de fogo, em que observaremos o impacto de fatores como câmbio, inadimplência e procura por banda larga", disse Maurício Giusti, diretor executivo de planejamento estratégico, a EXAME.

De acordo com o executivo, até o momento não houve redução na procura por pacotes de banda larga, mas um possível declínio na venda de PCs pode afetar o desempenho da divisão. "Esses primeiros meses vão indicar se a procura diminui ou não", diz.

Em janeiro, a Telefônica deve lançar em 20 bairros da capital e oito cidades do interior paulista pacotes que combinam voz, internet, TV e vídeo. As ofertas ainda não foram detalhadas, mas serão possíveis em virtude da expansão da rede de fibras ópticas, que passou de 40 000 a 370 000 residências.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos