Tecnologia

Aparelhos da linha Nexus estão sujeitos a ataques via SMS

Cerca de 30 mensagens flash podem travar os smartphones

Nexus 5 (Divulgação)

Nexus 5 (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 29 de novembro de 2013 às 17h00.

Os smartphones da linha Nexus, do Google, estão sujeitos a um ataque via SMS que pode fazer os aparelhos congelarem, reiniciarem ou perderem conexão com a operadora de telefonia móvel. De acordo com a PCWorld, o pesquisador de segurança digital Bogdan Alecu afirma que a vulnerabilidade afeta o Galaxy Nexus, o Nexus 4 e o Nexus 5.

O problema acontece quando várias mensagens de texto em flash são enviadas. Como o smartphone não consegue abrir rapidamente os SMS, que são exibidos automaticamente na tela inicial sem que seja necessário selecioná-las, ocorre o travamento.

Alecu diz que os dispositivos que rodam versões do Android a partir da Ice Cream Sandwich (4.0) até a KitKat (4.4). São necessárias cerca de 30 mensagens de texto para causar o bug no smartphone do Google.

O pesquisador fez testes com outros 20 aparelhos de diversas fabricantes e constatou que o problema afeta apenas a linha Nexus. O Google está ciente da falha desde o Android 4.2.2, mas até agora não oferceu uma atualização de segurança.

Para se protegerem de eventuais ataques, os donos de aparelhos da linha Nexus podem instalar o Class0Firewal, que foi desenvolvido com a ajuda de Alecu.Mensagens flash podem ser visualizadas com o aplicativo para Android chamado SMS Flash, que é gratuito.

Entretanto, nos testes da INFO, não foi possível reproduzir o bug.

Confira abaixo o vídeo que mostra funciona o ataque virtual.

//player.vimeo.com/video/80539057

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFONexusSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump