Tecnologia

Aparelho japonês detecta câncer de mama em casa

Cientistas japoneses apresentaram um dispositivo para detectar o câncer de mama na casa da paciente, um aparelho que pode revolucionar a detecção da doença

Enfermeira conduz uma paciente durante mamografia: dispositivo tem a forma de uma bola que cabe na palma da mão (Mychele Daniau/AFP)

Enfermeira conduz uma paciente durante mamografia: dispositivo tem a forma de uma bola que cabe na palma da mão (Mychele Daniau/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2013 às 10h30.

Tóquio - Cientistas japoneses apresentaram nesta quinta-feira um dispositivo para detectar o câncer de mama na casa da paciente, um aparelho que pode revolucionar a detecção da doença no estágio inicial.

O dispositivo, produzido após oito anos de pesquisas pelo laboratório de engenharia medica Newcat da Universidade Nihon, tem a forma de uma bola que cabe na palma da mão.

O aparelho possui um mecanismo captor de diodo emissor de luz LED e um fototransistor que, ao entrar em contato com o seio, detecta um eventual acúmulo de sangue, o que pode estar relacionada com um tumor cancerígeno, explicou o professor Mineyuki Haruta.

Este pequeno instrumento permite a detecção prematura do câncer de mama, um fator decisivo que aumenta as probabilidades de cura.

"O aparelho está pronto, mas somos uma universidade e não temos possibilidades de fabricá-lo e vendê-lo. Estamos buscando uma empresa que possa produzi-lo e comercializá-lo", disse Haruta.

"Esperamos que as mulheres possam utilizar algum dia este aparelho, a um prelo inferior a 20.000 ienes (150 euros)", completou.

Acompanhe tudo sobre:MulheresCâncerDoenças

Mais de Tecnologia

UE quer simplificar regras de IA para impulsionar empresas de tecnologia

Apple adia segunda geração do iPhone Air após vendas abaixo do esperado

Mercados asiáticos de tecnologia sofrem maior queda em meses

Blue Origin desafia a SpaceX com o primeiro voo oficial da NASA