Tecnologia

AOL muda e cria pacotes de acesso por perfil

SÃO PAULO - A AOL Brasil agora é um provedor segmentado. No lugar do atual pacote de acesso, entram no ar esta semana quatro novos planos baseados nos perfis dos usuários. Os novos pacotes vêm se unir ao recém-lançado AOL Maxx, provedor para banda larga da família AOL. Cada um deles terá portal próprio, com […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h19.

SÃO PAULO - A AOL Brasil agora é um provedor segmentado. No lugar do atual pacote de acesso, entram no ar esta semana quatro novos planos baseados nos perfis dos usuários.

Os novos pacotes vêm se unir ao recém-lançado AOL Maxx, provedor para banda larga da família AOL. Cada um deles terá portal próprio, com conteúdo e serviços específicos para cada tipo de assinante.

Outra novidade: a empresa desistiu dos CDs de instalação e de impor o navegador proprietário. Agora, para acessar a AOL basta baixar um discador na web, e a navegação pode ser feita a partir de qualquer browser.

O plano de entrada nessa nova estratégia é o AOL Lite, para quem quer entrar na internet gastando menos mas também quer ter serviços. Na versão com suporte telefônico, sai por 19,90 reais mensais; na versão sem suporte telefônico, por 14,90 reais. Ambos incluem uma conta de e-mail com capacidade para 1000 mensagens com anexos de até 12 MB cada; 25 MB de disco virtual; 20 MB para blog; 30 MB no álbum de fotos; suporte online; e downloads ilimitados para jogos e software. O portal é bem parecido com a atual cara do aol.com.br, ou seja, traz de tudo um pouco.

Na seqüência, aparecem o AOL Jovem e o AOL Executivo. O primeiro ressalta as áreas de diversão e entretenimento, comunicação (por e-mail, chat e mensagens instantâneas) e informação. Destaque para o Guia de Baladas e o Baladas com Fotos, para os servidores exclusivos para jogos online (um dos games a ganhar servidor próprio é o Counter Strike), para os blogs, para chats com celebridades e para uma área com notícias rápidas, tudo em uma página que abusa de imagens e cores fortes.

Por outro lado, o plano Executivo atende a um pedido destes usuários da AOL: os banners e pop-ups foram eliminados da home do portal. Em troca, o assinante tem uma barra lateral de serviços que inclui calculadora, simuladores, consultor online e uma ferramenta de busca rápida no canal de compras por presenteado, faixa de preço e ocasião.

Tanto o pacote Jovem quanto o pacote Executivo custam 19,90 reais mensais (24,90 para quem quiser com suporte telefônico) e incluem três contas de e-mail, 80 MB de disco virtual, 20 MB para blog, 50 MB de álbum virtual, suporte online e quantidade de downloads ilimitada.

Já o AOL Total quer ser o provedor de acesso da família. Traz sete contas de e-mail, 80 MB de disco virtual, 20 MB para blog e outros 50 MB para álbum de fotos, downloads ilimitados e suporte online. Sai por 29,90 sem suporte por telefone; com este serviço, a mensalidade sobe para 34,90. Entre os serviços exclusivos estão o Digest, resumo diário das principais notícias de 10 jornais brasileiros e cinco internacionais, e a revista semanal, que ainda não entrou no ar, mas terá também uma versão em PDF para impressão.

Como no AOL Lite, o portal da versão AOL Total tem uma cara mais genérica, trazendo de tudo um pouco. Mas o usuário pode personalizar o conteúdo para seu perfil clicando no botão Mudar Home.

Por fim, o AOL Maxx, provedor para banda larga, ganha agora dimensão nacional e um lançamento "oficial". O preço varia de acordo com a região e com o serviço de internet veloz escolhido, mas o pacote inclui sete contas de e-mail, 250 MB de disco virtual, 20 MB de blog e 100 MB para álbum de fotos. O portal ressalta conteúdo multimídia, como trailers, entrevistas, música, videoclipes e games.

Esta é a primeira vez que a AOL modifica seus produtos em um país de acordo com o perfil dos consumidores locais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

TikTok volta a funcionar nos EUA, após Trump anunciar que vai suspender o bloqueio

Quem é o fundador do TikTok, rede social banida dos EUA neste domingo?

Trump diz que emitirá ordem executiva para reativar o TikTok nos EUA nesta segunda-feira

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor