Tecnologia

Antena do iPhone 4 desaponta usuários

Consumidores criticam a recepção de sinal do novo telefone da Apple

Críticos dizem que as antenas internas podem dificultar a recepção de sinal (.)

Críticos dizem que as antenas internas podem dificultar a recepção de sinal (.)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2010 às 10h52.

São Paulo - Apenas um dia após os primeiros iPhones 4 serem entregues aos consumidores de cinco países, o novo gadget da Apple recebeu uma enxurrada de críticas por supostamente não receber o sinal sem fio de modo adequado.

No dia 7 de junho, quando apresentou o iPhone 4 em San Francisco, Steve Jobs elogiou justamente o novo sistema de antenas do smartphone, apresentando como capaz de receber sinal Wi-Fi ou Bluetooth com maior eficiência. Para obter melhor resultado, o celular possui mais antenas internas o que melhora, inclusive, a recepção de sinal de GPS.

A mudança efetuada pela Apple consistiu não somente em incluir mais antenas internas, mas também em deslocá-las para a lateral direita do smartphone, junto à lateral de metal.

O design ajuda a captar sinal sem fio, especialmente quando o iPhone está deitado sobre a mão ou sobre uma mesa, mas pode não ser a melhor opção quando se conversa ao telefone.

Quem empunha um iPhone 4 muitas vezes mantém a mão justamente sobre a área onde ficam as antenas, prejudicando a recepção de sinal.

Smartphones rivais como o Nexus One e o Palm Pre, por exemplo, têm as antenas posicionadas na parte de baixo de seu corpo, evitando problemas como o ´bloqueio parcial´ do sinal pelas mãos dos usuários.

Para muitos críticos da Apple, o problema com as antenas é um erro de design que a companhia conduzida por Jobs não quer admitir publicamente.

Para a Apple, o design está correto e torna o iPhone 4 melhor para navegar em redes sem fio e o usuário apenas deve saber como empunhar seu smartphone de forma a tirar vantagens das “melhorias” implementadas na nova versão do gadget.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPhoneSmartphonesTecnologia da informaçãoTelecomunicações

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump