Tecnologia

Android ultrapassa marca de 2 bi de dispositivos ativos por mês

A marca histórica foi atingida na semana passada, segundo Pichai, que destacou que o Android continua sendo o sistema móvel mais utilizado no mundo

Android: "É um autêntico privilégio servir a usuários desta magnitude", anunciou o diretor-executivo do Google (rbulmahn/Reprodução)

Android: "É um autêntico privilégio servir a usuários desta magnitude", anunciou o diretor-executivo do Google (rbulmahn/Reprodução)

E

EFE

Publicado em 17 de maio de 2017 às 17h30.

Nova York - O Google apresentou nesta quarta-feira a última atualização do sistema operacional móvel Android e anunciou que superou os 2 bilhões de dispositivos ativos por mês.

"É um autêntico privilégio servir a usuários desta magnitude", anunciou o diretor-executivo do Google, Sundar Pichai, durante a abertura da conferência anual da empresa, que reunirá durante três dias mais de 7 mil desenvolvedores em San Francisco.

A marca histórica foi atingida na semana passada, segundo os dados revelados por Pichai, que destacou que o Android continua sendo o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, muito à frente do iOS, da Apple, com 700 milhões de usuários.

A oitava atualização do Android, que já está disponível em versão beta e foi batizada temporariamente como "O", ampliará a duração da bateria. A aposta entre os desenvolvedores, no entanto, é que o nome da nova versão seja "Oreo".

O executivo-chefe do Google também aproveitou para falar da transição de um mundo "mobile first" para um "AI first", no qual a inteligência artificial ganha cada vez mais espaço no cotidiano.

"É inspirador ver como a inteligência artificial começa a colher frutos que as pessoas já podem começar a provar", disse Pichai.

O Google também apresentou a última versão da plataforma de realidade virtual "Daydream", que chegou ao mercado há seis meses. Desde então, oito smartphones já podem usar o serviço, que permitem que os usuários acessem 150 aplicativos pensados para o sistema.

Pichai também divulgou números sobre o YouTube, que superou 1 bilhão de usuários ativos e 1 bilhão de horas de vídeos assistidos ao dia. A plataforma ganhará uma nova integração que permitirá executar ações através do Super Chat.

Durante a conferência, executivos da empresa anunciaram que 82 bilhões de aplicativos foram baixados através do Google Play no ano passado.

O número de desenvolvedores com mais de 1 milhão de downloads de seus aplicativos cresceu 35%. Já o Google Photos é utilizado por mais de 500 milhões de pessoas por mês e, diariamente, o serviço recebe 1,2 bilhões de imagens e vídeos.

Quanto ao Google Home, a empresa antecipou que a plataforma permitirá realizar ligações "hands free" para telefones fixos e celulares de forma gratuita nos Estados Unidos e no Canadá através do Google Assistant, que chegará também ao iOS.

Além dos dois países, o Google Home estará inicialmente disponível no Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Alemanha e Japão.

Acompanhe tudo sobre:AndroidGoogleSmartphones

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não