Tecnologia

Android responde por 75% dos novos smartphones no trimestre

Dos 181,1 milhões de smartphones embarcados no período, 136 milhões possuíam o sistema operacional do Google, segundo dados da IDC


	Segundo analista, "Android tem sido um dos motores primários de crescimento do mercado de smartphones desde que foi lançado”
 (Josep Lago/AFP)

Segundo analista, "Android tem sido um dos motores primários de crescimento do mercado de smartphones desde que foi lançado” (Josep Lago/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2012 às 11h01.

São Paulo - O uso do sistema operacional Android, do Google, continuou expressivo no mundo todo no terceiro trimestre. Dos embarques globais de smartphones no período, ele respondeu por 75% do market share, o que corresponde a 136 milhões de aparelhos vendidos com o sistema operacional, do total de 181,1 milhões de smartphones embarcados, segundo dados da IDC.

“O Android tem sido um dos motores primários de crescimento do mercado de smartphones desde que foi lançado, em 2008”, ressaltou Ramon Llamas, analista da consultoria. A título de comparação, o volume total de aparelhos com Android vendidos no terceiro trimestre deste ano foi maior do que o número total de smartphones embarcados em 2007, ano em que o sistema operacional do Google foi anunciado oficialmente.

No ranking da IDC, que traz os seis sistemas operacionais que obtiveram melhor desempenho nas vendas no terceiro trimestre, logo atrás do líder Android está o iOS, da Apple, com 14,9% de market share e 26,9 milhões de equipamentos vendidos, o que representa alta de 57,3% em relação a igual período do ano passado. Já o BlackBerry, da RIM, na terceira colocação, obteve 4,3% de participação, com 7,7 milhões de unidades vendidas, o que representa queda de 34,7% na mesma base de comparação. Em seguida vem o Symbian, da Nokia, com 2,3% de representatividade; Windows Phone 7 e Mobile, da Microsoft, com 2%; e o Linux (1,5%).

Acompanhe tudo sobre:AndroidGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes