Tecnologia

Android passa iOS e é a 2ª plataforma móvel mais usada nos EUA

Segundo a consultoria comScore, sistema do Google tem 26% de participação de mercado, contra 25% da Apple

Android (Niall Kennedy/Flickr)

Android (Niall Kennedy/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2011 às 16h48.

São Paulo – O sistema operacional Android, do Google, passou o iOS, da Apple, e já é a segunda plataforma móvel mais utilizada por norte-americanos em smartphones. A conclusão é da consultoria comScore, que divulgou nesta quinta-feira (6) sua última estimativa de marketshare de celulares inteligentes nos Estados Unidos.

O relatório se refere a uma análise do período entre setembro e novembro de 2010 e lista as cinco principais concorrentes. A Research In Motion (RIM), proprietária do sistema BlackBerry, lidera o ranking, com 33,5% de participação de mercado. O Google vem em segundo, com 26%, seguido pela Apple, que tem 25%. A Microsoft, que investe no mercado com o lançamento recente do Windows Phone 7, detém 9%, enquanto a Palm, adquirida em abril do ano passado pela HP, tem 3,9%.

No trimestre imediatamente anterior (junho a agosto de 2010), Google e Apple tinham as posições invertidas na tabela. Entre um relatório e outro da comScore, o Android foi também o sistema operacional cuja base de usuários mais cresceu: saltou 6,4 pontos porcentuais, contra 0,8 da Apple. RIM, Microsoft e Palm perderam mercado no mesmo período.

Fabricantes

A comScore traz no mesmo relatório uma pesquisa sobre a participação de mercado das fabricantes de celulares nos Estados Unidos. Os dados se referem ao mesmo período da análise de sistemas operacionais (setembro a novembro de 2010).

O ranking traz a Samsung na liderança, com 24,5% de marketshare e um crescimento de 0,9 pontos porcentuais em relação ao trimestre anterior. LG (20,9%), Motorola (17%), RIM (8,8%) e Nokia (7,2%) completam a lista das cinco principais fabricantes. O estudo inclui usuários norte-americanos de telefonia móvel com idade superior a 13 anos.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppleCelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaiPhoneSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?