Tecnologia

Android Market remove emuladores de games

Segundo advogados da Nintendo, os emuladores em si não são necessariamente ilegais, porém utilizar o ROM dos games é o que torna a ação ilegal

Android Market (Nikos Roussos/Flickr)

Android Market (Nikos Roussos/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2011 às 17h50.

São Paulo - Jogadores que utilizam dispositivos Android para jogar games clássicos de sistemas como Atari e Sega sofreram uma baixa com a remoção de diversos aplicativos emuladores da Android Market.

O desenvolvedor Yong Zhang (Yongzh) e seus emuladores (Nesoid, Snesoid, Gensoid, N64oid, Ataroid, Gearoid and Gameboid), que estavam entre os mais populares e com as melhores notas na loja virtual, teve sua conta desativada sem aviso prévio e junto foram removidos seus apps.

Yongzh, que é chinês, já havia retirado seu emulador Genesis da lista de aplicativos a pedido da Sega, porém pode não ter sido o suficiente para o Google, que possivelmente vem sofrendo pressão dos fabricantes de consoles. Além de Yongzh, outros desenvolvedores, como o criador do emulador PSX4droid para jogos PlayStation, também tiveram seus programas deletados da Android Market.

Segundo advogados da Nintendo, os emuladores em si não são necessariamente ilegais, porém utilizar o ROM dos games é o que torna a ação ilegal. Mas quem ainda quiser baixar esses aplicativos emuladores, Yongzh liberou seus programas em uma loja de apps alternativa, SlideMe, de forma gratuita.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasGadgetsGamesGoogleIndústria eletroeletrônicaNintendo

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro