KitKat (Divulgação)
Lucas Agrela
Publicado em 28 de maio de 2014 às 13h48.
O sistema móvel Android 4.4 KitKat está presente em apenas 8,5% dos dispositivos móveis ativos, de acordo com o Google. Apesar do número ser baixo, especialmente para um sistema que já tem sete meses de existência, houve um crescimento de 3,2% em comparação a início do mês de abril.
O Android Jelly Bean ainda é a edição mais usada, com 60,8% do mercado, levando em conta suas três edições (4.1, 4.2 e 4.3). Houve uma queda de 0,6% no uso do sistema no último mês. A versão 4.0, conhecida como Ice Cream Sandwich, está presente em 13,4% dos gadgets, enquanto o Honeycomb está em 0,1% e o Gingerbread roda em 16,2% dos dispositivos ativos.
A edição 2.2 de codinome Froyo, lançada em 2010, funciona em apenas 1% da base de usuários do sistema móvel do Google atualmente.
O contraste entre a quantidade de aparelhos que rodam sistemas atualizados quando comparamos o Android com o iOS, da Apple, é evidente. Enquanto 8,5% dos smartphones e tablets contam com a nova edição do sistema do Google, o iOS7 estava presente em 200 milhões de dispositivos, o que representa 64% de toda a base da Apple, isso em apenas cinco dias depois do lançamento.
Isso acontece porque a atualização do sistema dos iPhones e iPads acontece de forma direta da empresa para o usuário. A fragmentação do mercado Android ocorre porque o software precisa ser adequado tanto pela fabricante que o usa, como Sony, Samsung e LG, quanto pelas operadoras de telefonia móvel. A linha Nexus, que roda um sistema Android puro, também conta com uma atualização de sistema direta para o consumidor, assim como acontece nos dispositivos da Apple. No Brasil, o aparelho mais recente desta família é o smartphone Nexus 5, da LG.