Andy Rubin, criador do Android: sistema abocanhou 72% de participação no mercado mundial de smartphones (Justin Sullivan/Getty Images/Getty Images)
Gabriela Ruic
Publicado em 14 de novembro de 2012 às 14h37.
São Paulo - Números divulgados nesta quarta-feira, pela consultoria Gartner informam que o sistema operacional desenvolvido pelo Google, o Android, abocanhou 72% de participação no mercado global de smartphones e registrou ainda 122 milhões de unidades vendidas. Marcas fortes e difíceis de serem superadas.
Na segunda posição está o iOS, que equipa os dispositivos móveis da Apple. Sua participação, segundo o relatório, é bem mais modesta que a do seu rival, e corresponde a apenas 14%. Mas há uma explicação: a Gartner lembra que, por conta do iminente lançamento do iPhone 5, a demanda por modelos anteriores caiu, impactando diretamente nos números da maçã, que vendeu cerca de 23,5 milhões de iPhones no período. Portanto, existem esperanças de que essa percentagem possa crescer ainda em 2012, com o início das vendas do smartphone em um maior número de países.
Contrariando expectativas está a Research In Motion (RIM) na terceira posição. A participação dos canadenses que fabricam o BlackBerry caiu de 11% em 2011 para 5,3%. Mesmo sem qualquer lançamento recente, o sistema operacional segurou firme entre os mais usados e vendeu quase 9 milhões de aparelhos neste trimestre.
A quarta posição ficou com o Bada, desenvolvido pela Samsung. Logo atrás está o Symbian, o quase aposentado sistema da Nokia. Por fim, na sexta colocação, o Windows Phone, desenvolvido pela Microsoft que roda na linha Lumia, da Nokia, em smartphones da HTC e também em aparelhos fabricados pela Samsung.
Mercado de celulares
O mercado de celulares está em queda. Em relação ao mesmo período do ano passado, a Gartner notou uma redução de cerca de 3% nas vendas de celulares. Quando o assunto é smartphones, porém, a história é bem diferente: as vendas mundiais cresceram quase 50% em relação a 2011, atingindo a marca de 169 milhões de unidades.
Este mercado é dominado pela Samsung e Apple que, juntas, detêm 46,5% de participação. Já a Nokia, conforme notado também em outro relatório, divulgado pela IDC, escorregou da 3ª para a 7ª posição. Sua queda acabou por favorecer a da RIM, que conseguiu se manter no terceiro lugar, seguida pela HTC.