Tecnologia

Android foi originalmente desenvolvido para câmeras

A revelação foi feita por Andy Rubin, criador do Android


	Rubin: “Nós decidimos que as câmeras digitais não eram um mercado grande o suficiente. Eu estava preocupado com a Microsoft e com o Symbian. Não tinha preocupações com o iPhone ainda”
 (Josep Lago/AFP)

Rubin: “Nós decidimos que as câmeras digitais não eram um mercado grande o suficiente. Eu estava preocupado com a Microsoft e com o Symbian. Não tinha preocupações com o iPhone ainda” (Josep Lago/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2013 às 15h43.

São Paulo - O sistema Android atualmente lidera o mercado estando presente em quase 70% dos smartphones no mundo. Mas a plataforma originalmente não foi desenvolvida para estes aparelhos.

A revelação foi feita por Andy Rubin, criador do Android. Durante uma apresentação no Japão, Rubin afirmou que sua equipe desenvolveu o sistema pensando nas câmeras digitais.

Segundo Rubin, inicialmente o Android foi criado para melhorar a conexão entre câmeras digitais e computadores. A experiência com aplicativos em câmeras também estava no planejamento.

No entanto, mesmo antes de a Apple anunciar o iPhone em 2007, Rubin afirmou que a tendência para um mercado móvel ficou mais clara e optaram por mudar o foco.

“Nós decidimos que as câmeras digitais não eram um mercado grande o suficiente. Eu estava preocupado com a Microsoft e com o Symbian. Não tinha preocupações com o iPhone ainda”, disse Rubin.

A visão de criar um sistema operacional gratuito veio também com a queda dos preços de componentes para dispositivos móveis à época.

“Nós queríamos a maior quantidade possível de celulares rodando o Android. Portanto, em vez de cobrar US$ 59 ou US$ 69 no sistema, nós o oferecemos de graça, pois sabíamos que a indústria era sensível aos preços”, disse Rubin.

Muita coisa mudou desde então, mas de alguma forma a ideia original de Rubin também acabou se concretizando em produtos lançados no ano passado como as câmeras Samsung Galaxy Camera e Nikon Coolpix S800c.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCâmeras digitaisFotografiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC