Tecnologia

Android diminui ritmo, mas ainda é líder nos EUA

Segundo levantamento da comScore, sistema do Google possui uma participação de 50,9%, seguido pelo iPhone, com 31,9% do mercado

Sistema Android: aparelhos ganharam 0,8 ponto percentual de market share em três meses (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

Sistema Android: aparelhos ganharam 0,8 ponto percentual de market share em três meses (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2012 às 10h56.

São Paulo - Divulgado nesta segunda-feira, 2, o levantamento trimestral feito pela comScore afirma que aparelhos com o Android ganharam 0,8 ponto percentual de market share nos Estados Unidos entre os meses de março e maio em relação aos três meses imediatamente anteriores, o que deu ao sistema operacional do Google uma participação de mercado de 50,9% entre smartphones naquele país.

Os aparelhos com iOS, da Apple, apresentaram um índice de crescimento maior no período, de 1,7 ponto percentual, o que representa uma fatia de 31,9% do mercado de smartphones nos EUA, estimado em 110 milhões de usuários ao final de maio (6 milhões a mais que em fevereiro último).

A RIM continua a ver o market share de seu BlackBerry OS recuar: nos três meses encerrados em maio de 2012, a perda foi de 2 pontos percentuais, caindo para 11,4% de participação. O Windows Phone, da Microsoft, cresceu somente 0,1 ponto percentual (share de 4%) e o Symbian, da Nokia, perdeu participação de 0,4 ponto percentual e tem apenas 1,1% do mercado norte-americano de smartphones.

Entre os fabricantes de handsets em geral, a Samsung continua liderando nos EUA com 25,7% do mercado (contra 25,6% na pesquisa anterior), seguida pela LG (19,1%, queda de 0,3 ponto percentual) e Apple (15%, 1,5 ponto a mais). A Motorola e a HTC completam a lista das cinco maiores fabricantes com 12,8% e 6,3%, recuo de 0,8 ponto e 0,2 ponto de participação de mercado, respectivamente.

Utilização

A grande maioria dos norte-americanos continua usando os celulares com mais frequência para o envio de mensagens SMS: 74,8% utilizaram essa funcionalidade entre março e maio, mesmo percentual da última pesquisa. Já o download de aplicativos foi a segunda maior utilização, chegando a 51,1%. Navegação na web foi usada por 49,8% dos assinantes de linhas móveis, seguida por acesso a redes sociais e blogs (36,7%), jogos (33,5%) e reprodução de música (27%).

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesSoftware

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda