Tecnologia

Android diminui ritmo, mas ainda é líder nos EUA

Segundo levantamento da comScore, sistema do Google possui uma participação de 50,9%, seguido pelo iPhone, com 31,9% do mercado

Sistema Android: aparelhos ganharam 0,8 ponto percentual de market share em três meses (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

Sistema Android: aparelhos ganharam 0,8 ponto percentual de market share em três meses (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2012 às 10h56.

São Paulo - Divulgado nesta segunda-feira, 2, o levantamento trimestral feito pela comScore afirma que aparelhos com o Android ganharam 0,8 ponto percentual de market share nos Estados Unidos entre os meses de março e maio em relação aos três meses imediatamente anteriores, o que deu ao sistema operacional do Google uma participação de mercado de 50,9% entre smartphones naquele país.

Os aparelhos com iOS, da Apple, apresentaram um índice de crescimento maior no período, de 1,7 ponto percentual, o que representa uma fatia de 31,9% do mercado de smartphones nos EUA, estimado em 110 milhões de usuários ao final de maio (6 milhões a mais que em fevereiro último).

A RIM continua a ver o market share de seu BlackBerry OS recuar: nos três meses encerrados em maio de 2012, a perda foi de 2 pontos percentuais, caindo para 11,4% de participação. O Windows Phone, da Microsoft, cresceu somente 0,1 ponto percentual (share de 4%) e o Symbian, da Nokia, perdeu participação de 0,4 ponto percentual e tem apenas 1,1% do mercado norte-americano de smartphones.

Entre os fabricantes de handsets em geral, a Samsung continua liderando nos EUA com 25,7% do mercado (contra 25,6% na pesquisa anterior), seguida pela LG (19,1%, queda de 0,3 ponto percentual) e Apple (15%, 1,5 ponto a mais). A Motorola e a HTC completam a lista das cinco maiores fabricantes com 12,8% e 6,3%, recuo de 0,8 ponto e 0,2 ponto de participação de mercado, respectivamente.

Utilização

A grande maioria dos norte-americanos continua usando os celulares com mais frequência para o envio de mensagens SMS: 74,8% utilizaram essa funcionalidade entre março e maio, mesmo percentual da última pesquisa. Já o download de aplicativos foi a segunda maior utilização, chegando a 51,1%. Navegação na web foi usada por 49,8% dos assinantes de linhas móveis, seguida por acesso a redes sociais e blogs (36,7%), jogos (33,5%) e reprodução de música (27%).

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesSoftware

Mais de Tecnologia

POCO X6 Pro ou Redmi Note 13 Pro: qual vale mais a pena na Black Friday?

Ar-condicionado inverter: o que é e melhores modelos para comprar na Black Friday

Biden reduz incentivo da Intel para menos de US$ 8 bilhões após atrasos em investimentos

Galaxy S22 Ultra: quanto vale a pena pagar na Black Friday?