Tecnologia

Android cresce e mantém liderança na Europa

Segundo o levantamento, é a primeira vez que o sistema operacional (OS) do Google obtém ao menos metade do mercado no Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha

Mascote do sistema operacional móvel do Google: Android manteve a liderança nas novas aquisições de usuários na Europa (Reprodução)

Mascote do sistema operacional móvel do Google: Android manteve a liderança nas novas aquisições de usuários na Europa (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2012 às 12h11.

São Paulo - Atraindo consumidores que compram pela primeira vez um smartphone, o sistema operacional Android manteve a liderança nas novas aquisições de usuários na Europa. Segundo o levantamento do Kantar Worldpanel ComTech, é a primeira vez que o sistema operacional (OS) do Google obtém ao menos metade do mercado no Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha, além dos Estados Unidos e Austrália.

A melhor performance foi na Espanha, onde o Android obteve 84,1% do mercado, seguido do BlackBerry (7,2%), Symbian (3,4%) e iOS (3,2%). Na Itália, por sua vez, o Android conseguiu o resultado mais modesto: 49,6% do mercado, seguido por iOS (20,2%), Symbian (16,1%) e BlackBerry (5,5%).

Segundo o diretor da Comtech, Dominic Sunnebo, em comunicado, o crescimento da adoção do sistema do Google se deve ao fato de os consumidores estarem trocando os feature phones por smartphones: na pesquisa, muitos usuários assinalaram como razão pela compra do Android para primeiro telefone celular inteligente características como "preço do handset" e "capacidades multimídias". Ainda de acordo com Sunnebo, "grande parte" desses consumidores gastou menos de 50 libras (cerca de R$ 160) na aquisição do aparelho na maioria dos países pesquisados.

Os destaques negativos ficam para o Symbian e o BlackBerry. A adoção do OS da Nokia caiu entre 5,8%, no Reino Unido, e 36,8%, na Espanha. Já o software que equipa os smartphones da Research In Motion chegou a ficar quase estável na França, com 0,4% de queda, mas observou um decréscimo significativo de 8,7% no mercado britânico.

Por outro lado, o interesse no Android teria diminuído 6,8% no mercado norte-americano, segundo o Kantar Worldpanel. O iOS cresceu 8,7% por conta do bem sucedido lançamento do iPhone 4S, além da inédita oferta dos aparelhos da Apple na operadora Sprint. A firma não divulgou detalhes sobre o setor na América Latina ou no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja