Tecnologia

Anatel manda operadoras aumentar a velocidade da internet dos usuários

Agência reguladora adotou medidas com o objetivo de minimizar os efeitos do distanciamento físico entre as pessoas por conta do coronavírus

Internet: acesso deverá ser facilitado pelas operadoras de telefonia por determinação da Anatel (Luis Alvarez/Getty Images)

Internet: acesso deverá ser facilitado pelas operadoras de telefonia por determinação da Anatel (Luis Alvarez/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 17 de março de 2020 às 15h51.

Última atualização em 17 de março de 2020 às 16h16.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está cobrando medidas mais efetivas das operadoras de internet no combate ao coronavírus. Na segunda-feira (16), o órgão pediu o aumento da velocidade da banda larga fixa e a liberação do acesso de redes Wi-Fi em locais públicos.

As medidas foram demandadas em um ofício enviado ontem pela Anatel. O documento deixa claro que as ações têm o objetivo de facilitar a vida das pessoas que deixaram de sair de casa para evitar a disseminação do Covid-19, vírus que já fez vítimas fatais no Brasil.

“Com um cenário de maior distanciamento físico entre as pessoas, requisições de quarentena e de trabalho remoto, as conexões de acesso às redes se tornarão ainda mais essenciais”, informa um dos trechos do ofício.

A agência reguladora também determinou uma maior flexibilidade por parte das empresas prestadoras de serviço em relação à inadimplência dos clientes. A ideia é estender os prazos estipulados em contrato com os consumidores. Há também uma orientação para a isenção de cobrança de tráfego de dados para o uso do aplicativo Coronavírus-SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Algumas companhias que atuam com internet e também com TV por assinatura já adotaram as práticas em suas operações, como a Claro.

Acompanhe tudo sobre:AnatelBanda largaCoronavírusEmpresas de internetInternet

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro