Tecnologia

Anatel libera iPad para venda no Brasil

Previsão é que aparelho chegue às lojas a partir de outubro

iPad vira fenômeno de vendas em cada país em que é lançado

iPad vira fenômeno de vendas em cada país em que é lançado

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2010 às 18h07.

São Paulo - Uma semana depois de homologar o iPhone 4, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concluiu nesta segunda-feira (30), o processo de homologação também do iPad, liberando a venda do tablet da Apple em território brasileiro. O modelo que recebeu a certificação foi Wi-Fi+3G, mais completo em termos de conectividade.

O certificado de homologação é necessário para qualquer produto que utilize redes de telecomunicação no Brasil, de modo a garantir que ele está dentro dos padrões adotados no país. O comércio e até o uso de um equipamento não homologado pela Anatel prevê apreensão e multa de acordo com resolução do órgão.

A assessoria de imprensa da Apple não dá uma previsão oficial para o início das vendas do produto no Brasil, mas, conforme declaração feita em julho pelo então presidente da Claro, João Cox, a expectativa era que a comercialização começasse apenas no quarto trimestre deste ano, a partir de outubro.

Lançado no início de abril nos Estados Unidos, o iPad foi fenômeno de vendas nos países em que já está disponível. Somente em território americano, foram mais de um milhão de unidades vendidas em apenas 28 dias. No fim de maio, o produto chegou a Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Suíça e Reino Unido. Em julho, passou a ser vendido também na Áustria, Bélgica, Hong Kong, Irlanda, Luxemburgo, México, Holanda, Nova Zelândia e Cingapura.

Nos Estados Unidos, onde é vendido pelo menor preço, o dispositivo custa de US$ 499 (versão Wi-Fi de 16GB) até US$ 829 (Wi-Fi+3G de 64GB).

Leia outras notícias sobre o iPad

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAnatelAppleDados de BrasilEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPadiPhoneTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital